Restaurantes

No renovado Moscada Food & Lifestyle de Braga só é fit quem quer

O espaço reabriu e não querer voltar a fechar. Entre bowls e panquecas, os ovos da Páscoa chegaram para estragar qualquer dieta.
Há várias opções.

Em dezembro de 2019 abriu e poucos meses depois fechou. Não demorou muito para que voltasse a funcionar, mas depressa voltou a encerrar. O ciclo repetiu-se ainda umas quantas vezes. A verdade é que a pandemia não tem tornado o percurso do Moscada nada fácil, mas tudo indica que os obstáculos terminaram.

A 29 de fevereiro, depois de várias semanas fechado, o restaurante de Food & Lifestyle abriu portas do Largo da Sra. A. Branca — e desta será de vez. Fica no número 49 e é o quarto espaço da marca, mas Fernando Oliveira, de 37 anos, garante-nos que todos eles têm conceitos diferentes.

“Moscada é sinónimo de unicidade e qualidade, no melhor que se faz na restauração. São quatro espaços, quatro ideias, todos para celebrar o melhor da vida”, começa por nos explicar.  O empreendedor decidiu criar o projeto em dezembro de 2008, e escolheu o centro da cidade de Guimarães para a estreia. Dali partiu para o segundo espaço, que fica mesmo atrás do multiusos da cidade. A freguesia de Polvoreira serviu (e continua a servir) de morada para a unidade seguinte. Mas engane-se quem pensa que Fernando se limitou a repetir no novo espaço os sucessos dos antecessores. Em vez disso, o Moscada de Braga tem sido alvo de vários upgrades.

“Em 15 anos o consumidor mudou e as preferências também mudaram. O que estamos a vender hoje, não sei se estaremos a vender daqui a cinco anos”, elucida. Para dar resposta à necessidade de desenvolverem novos produtos têm uma engenheira alimentar a trabalhar no ateliê de produção. A nutricionista Tânia também está sempre presente para se dedicar à comida saudável e à alimentação virada para o desporto — “porque acabamos por ter muitas pessoas com esta preocupação”.

Se ainda não percebeu o conceito, nós explicamos. Tal como o nome indica, aqui, a comida junta-se aos estilos de vida, que não precisam de ser necessariamente super fits. Sim, é verdade que muitas das sugestões foram pensadas para serem saudáveis, mas no Moscada tanto pode entrar para comer uma salada como um waffle super guloso. “Se alguém quiser um milkshake, nós temos. Contudo, se procurarem alguma coisa mais saudável, também. Aliás, às vezes, na mesma mesa, temos pessoas com diferentes objetivos. E, sem nunca perder o lado social, acabamos por ter ali uma fusão de necessidades e preferências muito diversas”, nota.

Nos espaços Moscada, mais do que bons produtos, querem oferecer experiências. Pode relaxar na esplanada, enquanto escolhe o seu almoço, por exemplo. Diariamente há sugestões de carne, peixe e vegetariana. “As nossas ementas são criteriosamente selecionadas, com o apoio de uma nutricionista, para que as suas escolhas sejam sempre saudáveis e equilibradas”, diz.

Durante a tarde, os chás, batidos e sumos naturais são os mais pedidos e fazem-se acompanhar de scones, torradas e bolos caseiros. Ao final do dia, sentado nas cadeiras almofadadas castanhas, poderá continuar por lá, em boa companhia e a ouvir uma música tranquila.

Todos os detalhes foram pensados ao pormenor para que cada canto contasse uma nova história. E a ideia era exatamente essa: criar um espaço mais acolhedor e elegante, onde grupos de amigos, famílias ou casai se sintam bem. “No fundo, acaba por ser uma solução simpática, não dispendiosa, para vários clientes, ao longo das várias fases do dia. E isso tem trazido algum carisma ao local”, afirma o fundador do projeto.

Além das panquecas, que foram reformuladas para se tornarem mais leves para o verão, pode provar as bowls e as torradas. Em abril, serão lançadas as novas tostas e torradas feitas com massa mãe. Ainda assim, o grande êxito tem sido o ovo da Páscoa.

“Ainda nem chegámos ao fim de semana pascal e já é um dos nossos grandes bestsellers”, revela. Entre os sabores de Ferrero, Kinder e Oreo e caramelo salgado, o de pistácio tem sido o mais elogiado. Para os miúdos, Fernando criou também uma versão adaptada.

“Parece que o vendemos de forma incompleta, mas não. Vai na mesma numa caixinha, mas acaba por ser um ovo meio montado, meio por montar. Vai acompanhado por Nutella e por uma sugestão sobre como pode ser terminado. A fruta é sempre uma boa aposta. Cada caixinha tem um brinquedo, porque queremos criar memórias nos miúdos. Passar por este processo de montagem entre família é super giro”, esclarece o proprietário do Moscada.

O brunch também tem novidades. “Se apresentássemos os mesmos ovos do ano passado, quem comprou nessa altura, já não compraria agora. O brunch tem de ir sendo atualizado“. Agora acompanha com uma mimosa, por exemplo.

Ao contrário do que acontece com as restantes lojas, a de Braga fecha às segundas e terças-feiras. “Passámos por um período tão inconstante, que precisamos mesmo deste tempo para descansar e vir com a pica toda e com a energia certa. A restauração sacrifica muito a vida. Andam todos cansados. Aqui tentamos contrariar isso e fazer algo diferente”, conclui.

Carregue na galeria para ficar a conhecer melhor o Moscada Food & Lifestyle de Braga e descobrir algumas das propostas irresistíveis que pode pedir por lá.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Largo Sra. A. Branca 49
    4710-443 Braga
  • HORÁRIO
  • Quarta a domingo das 9h às 19h
PREÇO MÉDIO
Entre 10€ e 20€
TIPO DE COMIDA
Saudável

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT