No início do ano, a PLEEZ foi lançada com o objetivo de digitalizar a experiência dos clientes nos restaurantes, mas também para facilitar a gestão das equipas por parte dos espaços. No entanto, a chegada da pandemia da Covid-19 ao País em março obrigou a empresa a mudar a sua estratégia para se adaptar à nova normalidade.
Agora, esta startup 100 por cento portuguesa tem uma solução para consultar a carta, fazer pedidos e pagar a conta através da app, sem ter de chamar os funcionários, evitando ao máximo o contacto e, assim, o risco de contágio.
“É um processo simples, que gera um serviço mais rápido e contribui para a segurança e confiança no espaço, já que promove o distanciamento social, evita a partilha de ementas e a troca de dinheiro ou manuseamento das máquinas”, explica Vasco Sampaio, um dos sócios do projeto.
Numa altura em que os espaços começam gradualmente a reabrir, a PLEEZ pode ajudar um setor que foi tão afetado pelo surto do novo coronavírus. A médio e longo prazo, a app serve também para ajudar os restaurantes a organizar as equipas, facilita a comunicação com a cozinha e permite aumentar a rotatividade das mesas.
Para os clientes, a grande vantagem é a facilidade de fazer os pedidos: basta consultar o menu digital do espaço onde estiver e pedir o que quiser da ementa sem ser preciso esperar para ser atendido. O acesso é feito de forma simples e em apenas três passos — os espaços que aderirem vão ter uma rede de Wi-Fi especial para consultar o menu pelo smartphone e um código de acesso.
