Chegou a Lisboa a aplicação que combate o desperdício alimentar e ainda ajuda os restaurantes a vender os excedentes que não iam ser consumidos nos espaços naqueles dias. Chama-se Too Good To Go e é um projeto dinamarquês que surgiu em 2016 e já está presente em 13 países na Europa. Em Portugal está oficialmente disponível a partir desta terça-feira, 29 de outubro, e já conta com dezenas de parceiros.
“O sonho da Too Good To Go é que toda a comida produzida seja consumida”, explica à NiT Madalena Rugeroni, a country manager da empesa para Portugal. “No País são desperdiçados por ano 1 milhão de toneladas de comida, o que corresponde a 50 mil refeições todos os dias.” O projeto surge com o objetivo de minimizar esse impacto e também contribuir para uma melhoria ambiental. “Oito por cento dos gases de efeitos de estufa são causados pelo desperdício alimentar.”

Tudo funciona através da aplicação onde são feitos os pedidos. É uma espécie de Uber Eats ou Glovo, como quiser, só que com uma oferta de menus bem mais reduzida. Ou melhor, na Too Good To Go não existe um menu que as pessoas possam escolher. “Cada espaço cria uma Magic Box com comida de qualidade que não ia ser vendida, a um preço mais reduzido.”
Nunca irá saber à partida o que recebe, só mesmo depois de ir levantar o seu pedido. Através da aplicação consegue ver os locais, as moradas e o horário em que estão disponíveis para fazer a recolha. Por norma é mais ao final da tarde, mas existem exceções. É possível também confirmar o preço e fazer logo o pagamento. Tem sempre de ir aos espaços levantar a sua encomenda, já que não são feitas entregas ao domicílio.
O valor da Magic Box começa nos 2,99€. Entre os parceiros que encontra em Lisboa tem, por exemplo, as waffles da Hello Bubble, as pizzas do Primo Basílio, os pastéis de nata e croissants da Aloma, as sugestões brasileiras d’A Lanchonete, o sushi do Aruki, as propostas saudáveis do Cabane, ou os pratos da Confeitaria Valbom.
O Koi Sushi, a Cozinha Alecrim, a Pizzaria Romana Al Taglio, a Polpetta, o Chickinho e o Vegan Junkies são outras a hipóteses. Nem todos os dias os espaços têm algo disponível. A aplicação é atualizada diariamente. “Os próprios espaços podem inscrever-se para entrar, mas também temos uma equipa que irá falar diretamente para criar novos parceiros.”

Por toda a Europa são já mais de 30 mil os espaços que se associaram e 17 mil os utilizadores. A Too Good To Go está presente na Dinamarca, Reino Unido, França, Bélgica, Alemanha, Suíça, Noruega, Holanda, Alemanha, Polónia, Itália,Suíça, Espanha, Áustria e agora em Portugal.
“Queremos no próximo ano estar em todas as capitais de distrito do País. A próxima cidade a ter o serviço será o Porto, mas só deverá acontecer em 2020.”
Segundo dados da própria empresa, desde que foi lançada já evitou com que 23 milhões de refeições fossem desperdiçadas e com que 58 mil toneladas de dióxido de carbono fossem emitidas para a atmosfera.
A aplicação é muito intuitiva e está disponível para os sistemas Android e iOS.