restaurantes

A nova Casa Guedes chega na próxima semana com sandes de pernil e café de saco

O terceiro espaço da marca na cidade abre naquele que foi o café mais antigo do Porto. É inaugurado a 9 de dezembro.
A sandes de pernil são a especialidade.

A partir da próxima semana, o Porto passa a ter três restaurantes para experimentar as famosas sandes de pernil da Casa Guedes. O projeto, que foi comprado por um grupo de investimento brasileiro, abre um restaurante na quarta-feira, 9 de novembro, naquele que já foi o café mais antigo da cidade.

O Café Progresso chegou a pertencer ao grupo Cafeína e ao grupo José Avillez, que ali tinham o objetivo de criar um conceito. O negócio não foi para a frente e desde o início de outubro que se sabe que naquele espaço vai funcionar o terceiro espaço da Casa Guedes.

Abrir em plena altura de pandemia não assusta os responsáveis. “No final de uma discussão interna, decidimos manter a abertura no meio da pandemia em prol da garantia dos postos de trabalho”, disse Vinicius Fraga, um dos empresários responsáveis pela Casa Guedes, ao “Jornal de Negócios”.

Não serão contratados novos funcionários. Todos os 60 que já fazem parte da equipa serão reorganizados pelos três restaurantes para que não existam despedimentos. O conceito será idêntico aos que encontramos nos outros espaços da Praça dos Poveiros.

As conhecidas sandes de pernil fazem parte da ementa, tal como as francesinhas e alguns elementos da história daquele espaço. “Vamos resgatar a tradição do café de saco do Progresso”, continua Vinicius Fraga.

A primeira Casa Guedes foi inaugurada no Porto em 1987. Em 2019, o projeto ganhou um segundo restaurante, a poucos metros no primeiro, mas num edifício com três andares e terraços. O conceito nunca mudou e é esse que poderá ser encontrado a partir de quarta-feira no antigo Café Progresso.

As origens deste espaço remontam a 1899. O café foi remodelado em 2017 e chegou mesmo a abrir com uma nova gerência. Durou pouco mais de um ano, antes de o grupo Cafeína querer ali instalar um conceito. Ainda passou pelo grupo José Avillez, mas acabou por ser a sociedade da Casa Guedes que ali vai montar mais um restaurante.

O pernil é uma das especialidades.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. Actor João Guedes, 5, Porto
    4050-526 Porto
  • HORÁRIO
  • Das: 10:00
  • Às: 21:00
PREÇO MÉDIO
?

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT