gourmet e vinhos

A nova garrafeira do Príncipe Real é uma biblioteca com milhares de vinhos

O espaço existia na Rua do Alecrim e mudou-se este verão para a nova morada. Tem um cofre para a Imperial Wine Society.
Há muitos vinhos para escolher.

O número 44 da Rua D. Pedro V, no Príncipe Real, em Lisboa, foi durante vários anos um antiquário. Desde este verão, que saíram dali algumas das peças que o compunham para entrarem milhares de garrafas de vinhos. Esta é a nova morada da Garrafeira Imperial que contra com um cofre refrigerado para relíquias.

Há cinco anos, esta garrafeira abria pela primeira vez na Rua do Alecrim, entre o Cais do Sodré e a zona do Chiado. O responsável já estava na área da restauração e decidiu completar o negócio com este espaço dedicado aos vinhos. A curiosidade aumentou e como tal foi necessário ter um espaço maior para conseguir ter disponível tudo aquilo que queria.

A aposta fez-se num novo espaço que manteve o charme do antiquário com algumas mobílias vintage. Assim que entrar, o que mais irá ver são garrafas de vinho. Estão cuidadosamente dispostas nas várias prateleiras e móveis que compõem a Garrafeira Imperial.

Estão separados por regiões vitivinícolas, por anos e pela indicação do preço. Há depois uma zona dedicada aos rosés, outra da vinhos internacionais e bebidas espirituosas, e até uma seção para vinhos biológicos. Daqui não irá sair sem uma referência para a ocasião que precisar.

Ao fundo da sala existe um cofre refrigerado que detém uma montra que é reservada para a Imperial Wine Society. Este é um espaço para os entusiastas de vinho, que queiram investir, apostar em compras de vinho antes de serem engarrafados e postos no mercado, ou provar vinhos em condições de adega.

O objetivo desta sociedade passa por trazer novos públicos para o setor do vinho e juntar uma comunidade maior à volta do mesmo tema. Aqui existe uma coleção privada que começa com 600 garrafas de sugestões nacionais, de Itália, Chile, Espanha e até alguns espumantes.

A Garrafeira Imperial irá ainda receber provas de vinho com os respetivos produtores e enólogos. Acontecem uma a duas vezes por mês, sempre às quintas-feiras, e com a duração de uma hora. Será necessário fazer uma inscrição prévia. É nas redes socais que serão anunciadas.

As próximas estão marcadas para 28 de outubro, com a Quinta do Noval, numa prova de vinho do Porto Vintage; a 25 de novembro, com o espumante Vértice; e a 16 de dezembro com a Quinta do Vallado. As provam acontecem às 19 horas.

O espaço pode também receber provas privadas ou outro tipo de eventos. A garrafeira quer ser um espaço para os moradores do bairro, apreciadores de vinhos e turistas. Para isso conta com promoções especiais, como a que na compra de um caixa com seis garrafas, só paga cinco.

Carregue na galeria para conhecer melhor a nova Garrafeira Imperial.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua D. Pedro V, 44, 1250-094 Lisboa
    1250-094 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Das: 10:00
  • Às: 19:00
  • Quinta a sábado até às: 20:00
  • Fecha às domingo.
PREÇO MÉDIO
Entre 10€ e 20€
TIPO DE COMIDA
Garrafeira

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT