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Novo quiosque com vista para o Tejo tem smash burgers e cocktails para todos

O MAAT Café é a aposta mais recente do grupo Mercantina, em parceria com a fundação EDP. O espaço prepara-se para um verão animado.

A Mercantina tem um novo quiosque com vista para o Tejo, perfeito para tomar um copo ao final da tarde com os amigos, ou para lanchar com os miúdos. O MAAT Café, situado em frente ao Museu da Eletricidade, abre esta quarta-feira,  17 de julho, às 10 horas.

O conceito original do grupo envolve pizzas romanas e gelados, mas o projeto mais recente traz uma mudança. O chef Natanael Silva, responsável pelas cartas dos restaurantes Mercantina, afirma que o novo desafio passa por oferecer comida de rua para todos os gostos. Assim é “só chegar, pedir e comer — pelo caminho ou na esplanada”, explica. 

“Numa primeira fase, o arranque será mais contido em termos de oferta. O objetivo é perceber aquilo que o mercado pede.” A carta de bebidas, previsivelmente, as propostas mais pedidas, inclui cerveja, sidra, Red Bull e água tónica, mas as propostas não se ficam pelo básico.

O sumo detox, com maçã verde, aipo, limão e gengibre (3,50€) é perfeito para manter a forma ou ser bebido depois de uma corrida. Já a opção feita diretamente no abacaxi (12€) é para os que gostam de sabores exóticos e em grandes doses.

A seleção de cocktails reúne Aperol Spritz (8,50€), caipirinhas de maracujá (10€), mojitos sem álcool (7€) e pina colada (8,50€). Dos licores fazem parte a ginjinha (5€) e a Amarguinha (5€). A secção de vinhos apresenta o Mercantina branco ou tinto, Mateus rosé e espumante (4€ ao copo). Os gins completam as opções.

Além de uma esplanada tradicional com mesas e cadeiras, há também uma zona de lounge, com poltronas para relaxar e aproveitar a vista. A programação incluirá DJ sets ao fim de tarde e atividades como ioga e workshops. “Vamos tentar transportar atividades que eventualmente são feitas dentro do próprio museu do MAAT, pelo menos agora no verão. No resto do ano vamos tentar adaptar a programação conforme o tempo o permitir”, explica a responsável de marketing Joana Lima. 

Além da diferenciação de outros negócios, a concretização do quiosque tem também em vista aproveitar a zona que é uma das favoritas para caminhadas e corridas. Um dos objetivos dos responsáveis é dinamizar atividades físicas durante alguns fins de semana. 

Para recuperar da sessão de exercício, o espaço tem disponíveis várias opções de pastelaria, hambúrgueres, saladas, sandes, sobremesas e gelados. O destaque vai para os croissants de chocolate (2,50€), os salgados (2,50€) e o guacamole com nachos (6€), ideal para os dias mais quentes. 

Ainda nas opções frescas existe a salada César com frango (11€) e a sandes com pasta de atum (6,50€). Os smash burgers, com carne 100 por cento Black Angus, maionese de bacon e batatas fritas (12€) serão a opção que os miúdos vão adorar.

As saladas de fruta e os gelados Nannarela, destacados pelo chef Natanael são algumas das propostas doces. Mais elaborados são o brownies (4,50€) e o crumble de maçã (5€).

O quiosque estará aberto diariamente das 11 às 20 horas, à exceção de terça, dia de fecho. Aos sábados e domingos o horário antecipa-se para as 10 horas para acompanhar rotinas matinais. A inauguração vai contar com música pop, eletrónica, R&B, disco e indie, graças ao DJ set do diretor da rádio NiTfm, Rui Barros, das 17 horas às 21, na Avenida Brasília.

O grupo Mercantina nasceu em 2013 com a abertura do primeiro restaurante em Alvalade para honrar a gastronomia mediterrânica. Leia este artigo para ficar a conhecer a receita de uma das especialidades da casa.

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