Em 2024, Fernando Costa, Francisco Guedes e Duarte Costa viajaram até Milão para tratar de outro negócio criado a três, a Poke House, que gerem a par com a famosa marca de calções de banho, a DCK. Só que a cidade italiana acabou por inspirar uma nova ideia. Durante a estadia, descobriram os smash burgers — hambúrgueres prensados na chapa com uma crosta estaladiça. “Assim que demos uma dentada ficámos maravilhados. Conseguimos perceber o porquê do sucesso e o entusiasmo foi tal que os nossos sócios desafiaram-nos a abrir algo do género em Portugal”, conta Fernando Costa, de 38 anos, à NiT.
Menos de um ano depois, essa ideia tornou-se realidade. A Smashville abriu a primeira loja no Atrium Saldanha a 24 de abril. E a próxima inauguração está marcada para a semana de 12 de maio, no Centro Comercial Amoreiras.
Com experiência prévia em restauração e centros comerciais, os sócios decidiram apostar num conceito que combinasse rapidez, sabor e conforto. “Criámos o conceito do Smashville para conquistar o público não só com os melhores smash burgers, mas também com o ambiente. Durante os 20 ou 30 minutos que têm para fazer a refeição, queremos que se sintam tranquilos”, explicou Fernando.
O plano de expansão já está delineado. “Temos 10 lojas planeadas e dessas seis já estão em obras. Depois de Lisboa vamos rumar ao Porto e ao Algarve e queremos terminar 2026 com pelo menos 20 lojas”, revelou.
Apesar de serem uma tendência recente, os smash burgers nasceram nos anos 50. O método foi criado por Bill Culvertson, proprietário da Dairy Cheer, no Kentucky, que começou a esmagar a carne com uma lata de feijão para conseguir um hambúrguer mais suculento. A equipa da Smashville decidiu homenagear essa origem através da escolha dos ingredientes: o pão vem da Pensilvânia, a carne é italiana e as batatas fritas são holandesas. “Queremos garantir que temos os melhores ingredientes do mundo e foi isso que fomos à procura”, afirmou Fernando.

O menu inclui quatro opções: o Smashville (8,90€), com cheddar, alface, tomate e molho da casa; o Cheese (8,90€), com cheddar, pickles, cebola, mostarda e ketchup; o Bacon (9,90€), com bacon e molho smoked; e o Chicken (8,90€), com frango, alface e molho de mostarda e mel. Exceto o Chicken, todos podem ser servidos em versão double, por mais 1€. O menu completo, com batatas e bebida, custa mais 4€.
Nos acompanhamentos, há batatas fritas clássicas ou doces (3€) e três molhos disponíveis: Smashville, Smoked e Honey Mustard (1€). Entre as bebidas, destacam-se a limonada (1,50€) e os milkshakes (3,50€), além dos refrigerantes habituais.
No Atrium Saldanha, a Smashville tem vendido cerca de 250 hambúrgueres por dia. A meta é atingir os 350. O Smashville original é, para já, o mais procurado.
Até ao final do ano, estão previstas mais quatro aberturas: Amoreiras, nas primeiras semanas de maio; Almada Forum, CascaiShopping e Campo Novo, em Alvalade, durante o verão; e Belém, no outono.