É de copo cheio que se faz o brinde. E, no 1828 a steakhouse situada no World of Wine (WOW), distrito cultural e gastronómico em Vila Nova de Gaia, é certo de que o seu não espera muito tempo vazio. Aquele que começou como um restaurante de fine dining tem atraído cada vez mais a atenção dos amantes da carne — e desta vez não será exceção.
Percorrer Portugal de Norte a Sul, através do vinho e sem sair do lugar, é a proposta do jantar vínico criado pelo 1828 e pela Aveleda. “Já no prato, a paragem faz-se em Espanha, com uma seleção das melhores carnes do mundo do produtor El Capricho, que tem connosco uma parceria exclusiva em Portugal”, começam por explicar os responsáveis.
No menu criado propositadamente para a noite de 12 de maio, as boas-vindas são dadas com um croquete de carne maturada, feito à mão e complementado com chutney de manga, chilli & mostarda. Para celebrar o momento, é servido o Espumante Quinta D’Aguieira Bruto 2014 da região da Bairrada.
Passando para o Minho e para a região dos Vinhos Verdes, chega ao copo o Aveleda Solos de Granito Branco 2020. “Numa ligação que prima pela frescura e leveza, esta referência irá acompanhar um tártaro de lombo de boi com 20 dias de trigo.”
Sendo uma noite especial, permite-se uma exceção à estrela: no prato seguinte é a vez de o peixe brilhar. Para harmonizar, será servido um vinho de uma região que também remete para o mar, o Algarve. “Corvina com orzo, cogumelos & tartufo é, por isso, servida com o Villa Alvor Moscatel Galego Roxo Rosé 2021”, traduziu.
A harmonização seguinte promete ser um dos grandes momentos da refeição. À mesa, chega uma das mais recentes adições da carta da churrascaria: o Ossobuco do El Capricho. “Trata-se de uma carne da parte da perna que é marinada de um dia para o outro e confitada a baixa temperatura durante 12 horas. Uma preparação lenta que lhe garante a tenrura máxima, no momento de ser servida, nesta noite, a acompanhar a Quinta Vale Dona Maria Vinhas Velhas Tinto 2019”.
No momento seguinte, o Douro continuará a ser representado. O escolhido, porém, será com um vinho do Porto. Trata-se do Quinta Vale Dona Maria Reserve Port Lote 18 e vai ser servido a acompanhar o Morango, uma sobremesa de nome simples, mas uma emoção de sabores que tem tudo para ser complexo: semifrio de nata e morango, que tem na base um streuzel de chocolate que junta um sorbet de limão e manjericão, além de um gel de vinho do Porto.
As reservas para este jantar vínico podem ser feitas online, através do e-mail book@nullwow.pt ou do telefone 220 121 220. Custa 65€ por pessoa.
Carregue na galeria para conhecer esta churrascaria sofisticada, com uma vista incrível sobre a cidade do Porto, bem como os pratos que lá servem.