Restaurantes

Ó Balcão leva uma estrela Michelin para Santarém: “Há sempre o sonho e a esperança”

Rodrigo Castelo, o fundador do restaurante destacado pelo Guia Michelin, afirma que é um espaço único em toda a região.
Tem pratos deliciosos e requintados.

Longe das grandes cidades como Lisboa, Porto e até Braga, houve um restaurante que se destacou na primeira gala do Guia Michelin em Portugal, que decorreu esta terça-feira, 27 de fevereiro, em Albufeira. Falamos-lhe do Ó Balcão, um nome tão único em Santarém quanto a gastronomia que ali se serve.

Além de ter vencido uma estrela Michelin, recebeu uma verde — que apenas é atribuída àqueles estabelecimentos cujas práticas e métodos de trabalho ajudam a preservar o bem-estar do ambiente.

O espaço faz lembrar aquelas antigas tabernas portuguesas, mas também tem um toque de contemporaneidade, graças aos azulejos vistosos. Os pratos surpreendem pelo seu requinte e cuidado na apresentação.

Na cozinha, o chef Rodrigo Castelo, de 42 anos, trabalha com produtos regionais e confeciona espécies invasoras para conseguir um equilíbrio no ecossistema. Foi precisamente por isso que ganhou a estrela verde no Guia Michelin Portugal 2024.

“Tenho de agradecer à minha equipa porque são eles que constroem todos os dias O Balcão”, começa por contar à NiT o fundador do empreendimento. E agradece também, claro, a todos os clientes que têm vindo a acompanhar a história da casa.

O restaurante foi um dos vencedores.

Receber esta distinção é um sonho e uma motivação que o acompanham há muito tempo. Porém, nos últimos anos, essa esperança ia sendo cada vez menor. “Não estava mesmo à espera, porque há muitos anos que a queremos”. E como não fazia ideia de que ia receber a estrela mais famosa do mundo, conta à NiT que esta vitória representa “uma emoção ainda mais forte”. E acrescenta: “Há sempre o sonho e a esperança final”.

No Ó Balcão são trabalhados produtos locais que muitos outros espaços do Ribatejo não costumam utilizar. Na verdade, Rodrigo sente-se diariamente inspirado pelos colegas da indústria, aprendendo muito com as técnicas que utilizam nos seus próprios pratos.

A estrela traz muitas coisas boas, nomeadamente a atenção e o prestígio, segundo o chef. Mas também acarreta muita responsabilidade. Seja como for, Rodrigo garante que os funcionários e ele próprio se vão “manter tranquilos” enquanto continuam a fazer o mesmo trabalho de sempre.

Leia este artigo da NiT para conhecer todos os novos restaurantes com estrela Michelin em Portugal.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Pedro de Santarém n.°73
    2000-223 Santarém
  • HORÁRIO
  • De segunda a quinta-feira das 12h às 15h30 e das 19h às 22h
  • Sexta-feira e sábado das 12h às 15h30 e das 19h às 23h
PREÇO MÉDIO
Entre 10€ e 20€
TIPO DE COMIDA
Portuguesa

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT