gourmet e vinhos

O bolo de chocolate de Marco Costa que vai querer fazer este Natal

O chef pasteleiro partilhou a receita nas redes sociais e contou com milhares de visualizações. Fica pronto em poucos minutos.
O bolo de chocolate é fácil de preparar.

O pasteleiro Marco Costa pode ter um projeto a que deu o nome de Receitas Com Segredo, mas nem todas as preparações de doces estão fechadas num cofre. É nas redes sociais que partilha alguns bolos. Um dos mais recentes foi a pensar no Natal e já soma 57 mil visualizações.

“Chegamos a mais um momento delicioso de Natal e fiz esta receita de bolo de chocolate. Quero ver quem a replica e faz aquela decoração bem natalícia”, explica Marco Costa. O pasteleiro indica quais os ingredientes necessários, explica como fazer a calda para juntar no final da confeção e, claro, todos os passos necessários para obter o resultado perfeito.

A decoração, como o próprio explicou, fica ao critério de cada um. Os mais gulosos podem acrescentar uns chocolates da época, como Ferrero Rocher ou Mon Chéri, ou algo mais simples, como açúcar em pó ou uns bonecos de neve, renas e duendes.

Se não quiser ter de meter a mão na massa, na Receitas Com Segredo de Marco Costa é possível encomendar bolos-rei com Nutella e maçã, ou as conhecidas tortas de laranja — seja nas versões simples, de chocolate ou também do famoso creme de avelã.

Do que precisa

90 gramas de chocolate em pó

180 gramas de açúcar

240 gramas de farinha

240 mililitros de óleo

240 mililitros de leite

2 ovos

12 gramas de fermento em pó

Para a calda

15 gramas de margarina

18 gramas de chocolate em pó

26 gramas de açúcar

240 mililitros de leite

Como se faz

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma com margarina e farinha. Bata no liquidificador o óleo, o leite e os ovos. Acrescente a farinha, o açúcar e o chocolate em pó e bata novamente. Acrescente o fermento em pó e bata mais uma vez. Leve ao forno até cozer. Retire a forma do forno, deixe arrefecer e desenforme. Depois comece a fazer a calda. Derreta a margarina numa panela em lume brando.

Adicione o açúcar e de seguida o chocolate em pó. Acrescente o leite e mexa. Espere que engrosse mexendo sempre. Por fim, cubra o bolo com este preparado ainda quente. Antes de aplicar esta cobertura, faça uns furos no bolo com um garfo.

Carregue na galeria para conhecer outros bolos de chocolate que pode fazer em poucos minutos.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT