As paisagens e montes alentejanos são desenhadas em torno de chaparros, ou sobreiros, como a maioria dos portugueses os conhece. É um dos símbolos da região e agora o nome do novo restaurante com carta assinada pelo chef Migue Rocha Vieira. O Chaparro Alentejano quer ser um cartão de visita desta zona do País e alia os produtos da região à cozinha de autor.
O restaurante abriu a 19 de agosto, inserido hotel Holiday INN Beja. O projeto faz parte do plano ambicioso da Ace Hospitality Management (AHM) de repensar os espaços de restauração e conceitos gastronómicos de todos os hotéis. O chef português foi desafiado a ter um papel de consultor na empresa. E embora nunca tenha estado neste papel, admite que está a adorar o desafio. “Passei da minha própria clausura, dentro de uma cozinha, para estar sempre de um lado para o outro a conhecer novas pessoas. Tem sido desafiante, mas incrível”, revela.
Mas esta vida mais mexida não assusta o chef português que já chegou a ter três restaurantes com estrela Michelin sob as suas ordens — ao mesmo tempo. “Embora seja uma pessoa bastante inquieta e que gosta de desafios, são muitas coisas para tratar. Obviamente, quando aparece uma proposta destas, vinda de uma empresa que quer mudar as coisas… Irá certamente haver um antes e depois em Portugal, sobretudo na forma de encarar o negócio.”
Um dos primeiros projetos a sair do papel com consultoria de Miguel Rocha Vieira foi o restaurante Chaparro Alentejano, em Beja. O restaurante aposta na gastronomia tradicional da região, investindo em produtos locais de qualidade. “O meu trabalho na AHM é montar os conceitos, criar as cartas em conjunto com a equipa e ajudar no lançamento. A ideia aqui era fazer uma cozinha típica alentejana, um bocadinho mais cuidada, na escolha dos produtos e na forma como confecionamos.”
Após um passeio pela localidade, Rocha Vieira fez um apanhado dos pratos típicos da região e pensou como poderia modernizá-lo. Depois desenvolveu um trabalho em conjunto com a equipa para chegar a uma carta que quer mostrar a todos os que visitam Beja, “o melhor da região”. “O Alentejo tem perdido um pouco da sua essência e não queremos que isso avance. Queremos recuperar a cozinha típica da região. É importante recuperar as tradições”, diz.
Os pilares em que assentaram a ideia do novo espaço ganha contornos nas entradas com sugestões como a sopa de tomate e poejo (5€), a cabeça de xara com legume da horta marinados (7€) e a açorda alentejana com lascas de bacalhau (10€). Nos pratos principais, os destaques são o polvo à Lagareiro à maneira antiga (17€), o arroz de cação com coentros (15€), carne de alguidar de porco preto com migas de bata (15€), ensopado de javali com ervas do monte (18€).
Para terminar a refeição não falta a famosa tarte de requeijão com doce de tomate (6€), baba de camelo com amêndoas (5€), migas doces com maçã de Portalegre (5€) ou a tradicional sericaia com ameixa de Elvas (6€). O restaurante, embora fique dentro das muralhas, tem porta para a rua. Ainda não está aberto ao público geral, isso só acontecerá depois de “limadas algumas arestas”.
“É uma decisão estratégica dentro da organização. Temos hotéis, mas acreditamos que a restauração tem que ter também um peso importante. Queremos criar outros conceitos, um serviço, uma experiência muito diferente da que se tem habitualmente num hotel. Se seja, a experiência vivida no hotel não tem de ser igual à do restaurante”, diz o chef, cuja estratégia passa sobretudo por quebrar a habitual barreira criada em torno dos espaços de restauração no interior de hotéis. Esbater a ideia de que são locais para hóspedes, mais inacessíveis.
Como já tinha explicado à NiT quando deu a conhecer esta nova fase, Rocha Vieira quer tornar os restaurantes dos hotéis um local que todos vejam como uma boa opção para jantar na cidade.
“A ideia é que vás jantar três ou quatro vezes ao sítio e só à quarta é que te apercebes que estás num hotel. Queremos quebrar esse preconceito. Queremos abrir os espaços à rua. Dizer às pessoas que só por acaso é que somos um restaurante que está num hotel“, diz. “Se agora falarmos em dez restaurantes para irmos jantar hoje, provavelmente nenhum será num hotel. Queremos ser pioneiros nessa mudança de pensamento. O futuro desta indústria está aí.”
O restaurante tem 62 lugares e uma decoração que lembra uma casa alentejana. Este marca a presença pioneira no Alentejo da marca Holiday Inn, cuja gestão é assegurada pela empresa AHM que integra o Grupo Mercan Properties. A cadeia está presente em Portugal desde 2015 e conta atualmente com 32 empreendimentos por todo o País.
Carregue na galeria para ver as primeiras imagens do novo hotel de Beja.