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O chef português do doce viral de “MasterChef” criou um bolo-rainha com ouro

O bolo pode ser encomendado no The Oitavos, em Cascais. Foi pensado por Joaquim Sousa, que criou a “Flor de Chocolate”.
Cada fatia tem ouro.

Um creme doce colocado à frente dos clientes fazia abrir as pétalas de chocolate. A sobremesa “Flor de Chocolate”, criada pelo chef pasteleiro Joaquim Sousa, tornou-se viral em Portugal e não só. Do menu do Dia dos Namorados do Ipsylon, do The Oitavos, em Cascais, passou para o “MasterChef Austrália” com vários elogios de Matt Preston. Estávamos em 2015. Cinco anos depois, o chef volta a inovar na pastelaria com um bolo-rainha com ouro.

Este verão, Joaquim Sousa voltou a fazer parte da equipa com várias inovações no menu de sobremesas. A mais recente foi pensada para a época natalícia. Este bolo-rainha requintado tem na sua composição folhas de ouro comestíveis. De resto junta outros ingredientes, também com a sua categoria.

São eles os pistácios, figos ou framboesas, sem falarmos da farinha, dos ovos e do açúcar. A base é uma massa de bolo lêvedo que tem ainda vários frutos secos e um aroma dado por bebidas licorosas e especiarias.

Este bolo pode ser encomendado no The Oitavos até ao dia de reis, 6 de janeiro. Pesa mais ou menos um quilo e custa 35€. Pode ser pedido através do email pastry@nulltheoitavos.com ou do telefone 214 860 606.

A Flor de Chocolate (14€); os gelados artesanais, de sabores como baunilha, caramelo salgado ou morango (2,50€ cada sabor); a farófia de toffe de caramelo e manga fresca (8€); o pain pardu com framboesas e gelado (9€); o creme brulée de baulinha e lima (9€) ou a terrina de chocolate, pranilé e sorbet de manga e maracujá (12€), foram alguma das sugestões que o chef trouxe neste regresso a Cascais.

Em 2017, Joaquim Sousa deixou o The Oitavos para fazer parte da equipa do Ladurée, em Lisboa. Este verão voltou. O chef pasteleiro de 47 anos começou a carreira profissional em França onde passou por casas de chá, hotéis de cinco estrelas e restaurantes Michelin. Entrou na equipa deste hotel em Cascais em 2010. Cinco anos mais tarde apresentou a sobremesa que se tornou viral.

Custa 35€.

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