restaurantes

O chef que cozinha pizzas na lava de um vulcão em erupção

O Pacaya entrou em erupção em fevereiro em Guatemala e desde aí que David Garcia tem impressionado turistas.
As pizzas ficam prontas em poucos minutos.

Por norma, com um vulcão em erupção, são deixados alertas às populações vizinhas para não se aproximarem e por vezes até são dadas ordens de evacuação. O Pacaya, na Guatemala, nunca se tornou demasiado perigoso para quem ali vive, bem pelo contrário, já que a lava quente serve de forno para o chef  David Garcia, 34 anos, que ali cozinha pizzas em poucos minutos.

Depois de ver guias turísticos a assar marshmallows na lava com os grupos que faziam visitas em segurança, o chef pensou que também podia preparar algo naquela temperatura. “Fiz uma pizza, levei para as rochas vulcânicas e em poucos minutos estava pronta. As altas temperaturas deram-lhe um sabor e um crocante incrível”, explicou à Agência France Presse.

Teve de dominar bem a técnica para não deixar que as pizzas queimassem, mas depois de algumas tentativas montou um negócio. Criou uma página de Instagram onde partilha várias fotos das sugestões que faz e também de quem o visita.

O chef David Garcia tem 34 anos.

“Há muita  pessoas que vêm aqui hoje para provar uma pizza feita no calor de um vulcão.” Para as fazer usa todo um equipamento. A travessa de metal suporta temperaturas superiores a mil graus. Depois usa ainda roupas de proteção e umas botas de estilo militar. “É só deixar o queijo derreter e está pronto.”

Já desde 2013 que começou a assar pizzas em pequenas cavidades do outro lado da montanha onde está a cratera do Pacaya, um dos três vulcões atualmente ativos no país. Em fevereiro desde ano, este vulcão entrou em erupção e foi aí que David Garcia pensou neste novo modelo de negócio.

O chef recorda que de início era muitos os que lhe chamavam de louco, mas a prova contrária está nos vários turistas que recebe, mesmo em altura de pandemia.

“É ridículo pensar que estamos a comer algo que foi cozinhado na lava, mas é algo que só vemos aqui”, disse um turista holandês. “Ter uma pizza preparada nas brasas de um vulcão é alucinante e único no mundo”, disse outro visitante.

Já é uma atração turística.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT