restaurantes

O chef que deixou Lisboa para abrir um restaurante em Odeceixe tem mais um projeto

Depois do Naperon, aberto ainda em 2019, Hugo Nascimento criou outro conceito no Algarve, desta vez dedicado a carnes.
Hugo Nascimento com a equipa no Assador Altinho.

“Levámos um murro no estômago no Naperon, levámos mais um no Assador [Altinho], mas estamos com toda a pica do mundo.” Numa frase, o chef Hugo Nascimento resume como foram os últimos meses de trabalho em Odeceixe. A pandemia não chegou para ajudar, mas mesmo assim não ficou parado e depois de um espaço inaugurado na pequena localidade algarvia em 2019, o Naperon, abriu no início de 2021 o Assador Altinho.

O novo restaurante fica na mesma rua, a 100 metros do primeiro projeto que abriu em Odeceixe, que neste momento está encerrado para obras. Todas as atenções estão agora voltadas para o Assador Altinho.

“Este era um projeto que o meu sócio, o responsável pelas Casas do Moinho, já tinha, o Altinho Tapas & Petiscos Bistrô, e desafiou-me a pegar nisto”, conta à NiT Hugo Nascimento. O conceito é muito diferente da cozinha mais criativa que levou até ao Naperon.

“Não havia nada de carne aqui. Peixe há muito, há boas opções aqui na região, mas fazia falta algo com boas carnes.” O projeto sofreu algumas remodelações na sala, mais em termos de decoração com obras da ilustradora Isa Marita Romão. Já na cozinha ganhou um forno a carvão, onde a grande parte das sugestões é preparada.

As carnes maturadas são o grande destaque do Assador, que ainda chegou a receber alguns clientes no espaço. “Estávamos a ter boa aceitação, mas passados 15 dias depois de abrirmos tivemos de fechar. Nada a ver com o conceito, mas sim com a pandemia.”

Rapidamente quis continuar com o conceito, mesmo em take-away, mas faltava-lhe uma ideia para continuar a usar o forno a carvão. Não queria trabalhar com as carnes maturadas neste regime, para não estragar o conceito, já que não seria o mesmo que prová-las em casa.

Podem sempre aparecer novidades.

“Quando fechámos, estava aqui sentado num banco de jardim e apareceu uma senhora a perguntar quando é que podia ir comprar frango assado, como viu escrito Assador. Disse-me isto e deu-me a ideia para começar a fazer frangos.”

Entre algumas das sugestões que já apresentou nas últimas semanas estão o frango assado do campo, o frango recheado com alheira e legumes assados, mas também o piano de porco alentejano e o lombo de bacalhau.

Já neste primeiro fim de semana de março optou por um lombo de atum com escabeche de pimentos, entrecôte grelhado com gratinado de batata e emulsão de gemas e ainda um suspiro de alfarroba com laranja e chocolate.

O Assador Altinho está a funcionar entre o meio-dia e as 20 horas. A equipa do Naperon está neste momento toda a trabalhar neste restaurante. Quando os dois reabrirem é no Naperon que Hugo Nascimento estará mais vezes.

Apesar desse restaurante não estar a funcionar neste momento, devido às obras, o take-away não seria aí uma opção. “Ali funciona muito mais com a experiência no próprio espaço.” O Naperon irá reabrir como novo, com um espaço totalmente renovado e uma cozinha nova. “Terá melhores condições de trabalho e vamos por isso apresentar melhores pratos.”

O chef abriu em 2019 o Naperon.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua 25 de Abril, 151 B, 8670-320 Odeceixe
    8670-320 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Das: 12:00
  • Às: 20:00
PREÇO MÉDIO
Entre 10€ e 20€
TIPO DE COMIDA
Petiscos, Steakhouse

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT