Restaurantes

O concurso do melhor pastel de nata está de volta a Lisboa

A fase de inscrições já começou. As provas serão feitas em setembro em Marvila e o vencedor conhecido depois em Oeiras.
Congresso dos Cozinheiros © Filipe Vera-Cruz | Fotografia 2021 Email: filipeveracruz@gmail.com

Um ano depois, está de regresso a Lisboa o concurso do melhor pastel de nata. Esta é a 13.ª edição da iniciativa que vai eleger o melhor exemplar daquele que é um dos doces de pastelaria mais pedidos no País. Nesta fase começou o processo de inscrição e em setembro será conhecido o vencedor.

Até 30 de junho as pastelarias da região da Grande Lisboa podem inscrever-se no site do evento. A prova cega dos doces pré selecionados será feita entre os dias 7 e 9 de setembro na Manja Marvila. A revelação do melhor doce deste ano acontece nesse mês no Congresso dos Cozinheiros, que se realiza em Oeiras.

O gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes é o presidente do júri. Os pastéis serão avaliados pelo aspeto, o toque da massa, o sabor e a consistência da massa e pelo recheio. No site do concurso encontra toda a informação sobre o regulamento.

A Padaria da Né um pequeno espaço na Damaia — que conta também com lojas da Reboleira e em Odivelas — foi o vencedor da passada edição. Cada pastel custa 85 cêntimos e pode ser comido simples, com açúcar ou canela em pó.

No pódio houve ainda lugar para o pastel de nata da Pastelaria Alorna e um terceiro posto para a versão da Pastelaria Pattyanne, na Castanheira do Ribatejo.

Na 12.ª edição estiveram também entre os finalistas os pastéis do Altis Belém Hotel & Spa; do Cantinho da Nata; da Casa do Preto; da Nilo Pastelaria; da Casa do Padeiro; da Pastelaria Fim de Século; da pastelaria Nata Morango; da Santo António; e da Viriato. É provável que voltem concorrer este ano.

Carregue na galeria para conhecer os novos doces que pode aprovar em Lisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT