gourmet e vinhos

O crème brulée de chocolate que faz em 15 minutos

A sobremesa é super fácil de preparar. No final nem precisa de um maçarico para fazer a capa caramelizada.
Este brulée de chocolate fica bem depois de qualquer refeição.

Em “O Fabuloso Destino de Amélie”, um dos grandes prazeres de Amélie Poulain era partir a capa caramelizada de um crème brulée. O efeito não tem grande segredo e é fácil de reproduzir em casa, mesmo sem um maçarico. E se anda à procura de uma receita rápida e deliciosa para fazer uma crème brulée, com ou sem capa caramelizada, aqui fica uma bela sugestão que se faz em 15 minutos. 

A versão não é a mais tradicional, mas tem tudo para ser um sucesso. Pode juntar os ingrediente que mais gostar, como chocolate preto, branco, de leite ou até com pedaços de frutos secos. Vai precisar de nove gemas, por isso pode guardar as claras no congelador para uma receita futura.

O brulée vai a cozer no forno em banho maria. Só depois de estar pronto é que é finalizado com a tal capa caramelizada. Um toque especial para todos os fãs de Amélie. 

Do que precisa

250 ml de natas

9 gemas de ovo

vagem de baunilha

125 gramas de cacau com 70% de cacau

125 gramas de açúcar

Como se faz

Leve ao lume numa panela metade das natas da receita, com o açúcar e a baunilha. Deixe assim até ferver, altura em que o açúcar se começa a dissolver. Derreta o chocolate à parte. Junte as gemas lentamente com a mistura de natas. Aproveite para acrescentar a restante metade das natas. Por fim, adicione o chocolate derretido.

Coloque os preparados em pequenas taças. Leve-as ao forno em banho maria por 15 minutos, ou até estarem cozidos. Antes de servir, junte o açúcar por cima. Com um maçarico ou uma colher quente, derreta a superfície para fazer o efeito caramelizado.

Há mais sobremesas rápidas que pode fazer em casa. Carregue na galeria para conhecer as nossas sugestões.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT