Restaurantes

O festival onde o bacalhau é protagonista arranca a 15 de agosto em Lisboa

Até 15 de setembro pode provar 40 pratos, dos mais tradicionais aos mais inesperados e inovadores, em 40 restaurantes diferentes.
O bacalhau está a chegar a Lisboa.

O bacalhau da Noruega volta a ser protagonista em Portugal, e desta vez, é na capital que vai poder provar as melhores receitas do fiel amigo dos portugueses. Este peixe é, sem dúvida, um dos mais aclamados da culinária portuguesa.

Capturado nas águas gélidas e límpidas do Atlântico Norte, é a estrela nos pratos mais tradicionais e faz parte da cultura gastronómica nacional. Não é surpresa, então, que os portugueses sejam os maiores consumidores europeus desta espécie — 20 por cento de todo o bacalhau capturado no mudo tem Portugal como destino.

Entre 15 de agosto a 15 de setembro, o Bacalhau Fest acontece pela primeira vez a Lisboa. No evento poderá provar dos melhores pratos de bacalhau aos menos esperados. De tascas a espaços de fine dinning, a seleção de restaurantes onde será preparado uma das proteínas do mar mais apreciadas pelos portugueses é vasta.

Ao longo de um mês, serão dados a conhecer 40 pratos em 40 restaurantes diferentes. Spoiler alert: o arroz de bochechas de bacalhau com grelos de nabo, do restaurante Galeria, em Almada, será uma das especialidades servidas. No Peixola, na rua do Alecrim em Lisboa, são os filetes com puré de wasabi que se distinguem.

No site da iniciativa pode consultar todas as informações de que precisa, desde os nomes e moradas dos restaurantes, até ao preço dos pratos. É lá que vai encontrar todas as sugestões de receitas, divididas consoante o nível de dificuldade e tempo da preparação.

No rol encontrará as instruções para preparar o típico bacalhau com broa e coentros ou à lagareiro. Por lá também poderá descobrir o segredo para fazer um bom bacalhau com arroz de açafrão e funcho, ou como o do peixe frito com pimentos e cremoso de grão. Seja qual for a receita escolhida, na véspera, não se esqueça de demolhar o bacalhau, já que é neste processo que recupera a água que perdeu durante a sua secagem.

Carregue na galeria para descobrir algumas das receitas que poderá provar durante o festival.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT