Desde os 14 anos que Leandro Rodrigues partilha vídeos humorísticos nas redes sociais. Começou por abordar temas mais juvenis e situações que o irritavam. Depois de “Férias com amigos Vs. pais”, “Situações constrangedoras em dates”, ou “Tenho medo de ser pai” publicou em maio o “Abri um restaurante”. Neste caso não se tratava de uma brincadeira nenhuma, era verdade. Aos 20 anos, o youtuber natural de Braga aventurou-se no negócio da restauração com o Comilaum.
“Sempre tive o bichinho de um dia ter algo meu e um espaço de restauração fazia parte dos planos. Os meus avós tiveram um restaurante durante toda a minha infância, e lembro-me de andar por lá a brincar e fingir que aquilo era tudo meu”, explica à NiT Leandro Rodrigues.
Os mais de 180 mil seguidores na página do YouTube e os quase 120 mil no Instagram ajudaram-no a tomar a decisão de avançar com este projeto. “Quando comecei a ganhar exposição nas redes sociais decidi que a ia canalizar para os meus negócios. O restaurante foi o primeiro passo. Juntei capital, pedi algum emprestado e atirei-me de cabeça.”
A escolha do nome foi um processo simples e nada complicado. “Queria algo que se identificasse comigo e com o que eu faço no YouTube. Então juntei as duas coisas que mais me identificam: ser um comilão e ter uma pronúncia carregada do norte, daí o Comilaum.”
Pensava que montar um projeto deste género fosse mais fácil, mas está a correr bem. “O restaurante dá mais dores de cabeça do que eu pensava, mas o resultado acaba sempre por compensar.”
Na ementa juntam-se várias propostas de hambúrgueres, carnes grelhadas e massas, tudo para sair de estômago bem composto. “Servimos comida para quem gosta de comer e sair do restaurante quase a rebolar.”
Entre as sugestões que pode encontrar tem, por exemplo, o hambúrguer Atinadinho (10€). Junta alface, tomate, queijo cheddar, queijo edam, bacon e cebola caramelizada. O Tuga (15€) é outra das propostas e leva maionese fumada, alheira, rúcula, ovo e bacon.
O pão de alho com queijo e bacon (5€) já se tornou um sucesso e é servido a quase todos os clientes como entrada. Depois tem ainda as carnes, como T-bone (42€), o bife da vazia (20€) ou o naco de picanha com 300 gramas (20€).
Leandro Rodrigues não está na cozinha a preparar as várias sugestões. É empresário e gestor de todo o projeto. “As primeiras reações que recebi dos seguidores foram mistas. Uns deram-me os parabéns. Outros perguntaram se iria cozinhar, ‘é que se fores estamos todos f*didos’ escreveram.”
Tal como o menu, também a decoração reflete as preferências de Leandro. O preto é o tom dominante, mas também existem jardins verticais e alguns leds. “Alguns têm frases cómicas e estratégicas como o que diz ‘não sejas tímido, toda a gente sabe que és um Comilaum’”.
O restaurante da Rua Monsenhor Airosa tem capacidade para 50 clientes no interior e mais 30 na esplanada. As obras demoraram quase um ano e meio e foram feitas com a ajuda da família e amigos.
“Escolhemos a zona de Braga porque é a minha cidade natal e é onde moro. Acho que não existe sítio melhor para começar minha jornada de empresário da restauração.” Estrear-se neste mercado, ainda por cima em altura de pandemia revelou-se um desafio.
“É sempre um tiro no escuro, mas sou uma pessoa otimista e gosto do desconhecido. A reação das pessoas tem superado as expectativas, adoram o conceito e, acima de tudo, adoram a comida.”
O conceito do Comilaum ainda é recente, mas a ideia passa pela expansão. Apesar de agora também se dedicar a este negócio, não irá deixar os vídeos e as redes sociais. “Será fácil conciliar os dois projetos”, explica.
Carregue na galeria para conhecer melhor o novo Comilaum.