Com o seu Jardim da Parada onde os miúdos brincam e se esquecem que os telemóveis existem e onde os velhotes ainda jogam às cartas, Campo de Ourique continua a ser um dos bairros favoritos dos lisboetas (e não só). Situado bem perto do centro da cidade, mantém características da Lisboa antiga. Não há muitos sítios como este, que combinem a pacatez típica de uma aldeia com o ritmo de uma cidade cheia de vida.
Sempre foi conhecido pelo comércio de proximidade e ainda hoje é fácil descobrir negócios e pastelarias com história, bem como projetos originais que abriram recentemente e que têm cada vez mais vida, seja de dia ou de noite. Há quantidade e qualidade, espaços novos e velhos, e todos merecem uma visita.
Um dos negócios mais recentes chegou ao bairro lisboeta a 25 de novembro mesmo para “trazer uma nova luz”, garante à NiT Teresa Pedro. Contrastando com a história e tradição, o novo spot surge com um tema e conceito inovadores. Não obstante, o nome não é novo e, provavelmente, não lhe será estranho.
Chama-se Afonso dos Leitões e, na ementa, o protagonista é, claro, o leitão. É de Negrais e, ao contrário do da Bairrada, que é assado inteiro e no espeto, este leva um golpe ao longo das vértebras para que permaneça aberto e espalmado. O seu tempero e o modo como é preparado fazem toda a diferença no sabor, mas aqui o segredo é outro.
À NiT, Teresa Pedro, gestora digital da marca, revelou que o toque que diferencia a receita com mais de 100 anos da especialidade do Afonso dos Leitões é este ser assado em forno de lenha durante duas a três horas. Isso e o facto de polio chegar de produções próprias da Herdade do Alentejo.
Ainda que tenha surgido em 1980 apenas como produção e distribuição, a marca conta agora com mais de 40 anos de história, uma fábrica na localidade do concelho de Sintra e, não muito longe, um restaurante — aberto desde 2007. Mais recentemente, abriu uma loja em Belém. A nova abertura, porém, diferencia-se dessa para “chamar diferente e de outra forma”.
Esqueça a decoração rústica. Na mais recente food store em Campo de Ourique encontrará um conceito moderno e luminoso. Ao contrário do que acontece no espaço de Belém, esta loja não vende produtos regionais como os vinhos, nem peças de barro, por exemplo.
Entre as mesas e a bancada, há lugar para cerca de 30 comensais e uma coisa é garantida: a D. Dália irá receber cada um com um sorriso na cara. Afinal, são ela e o filho Luís as caras por detrás do nome.
Luís Amaro, de 36 anos foi o grande impulsionador do projeto e o responsável pela expansão da marca. Mas é a sua mãe a maior responsável pela localização da nova loja. Habituada a distribuir os produtos por Campo de Ourique, e conhecedora das gentes do bairro, considerou ser o local perfeito para criar mais um ponto de expansão e forma de alargar as vendas.
Abrir perto do novo ano assustou todos, mas Teresa revela agora que esta foi a verdadeira aposta. Não esperavam que corresse tão bem e o feedback positivo não para de chegar. Quem aqui entra fá-lo pelo leitão de Negrais — que custa 28,50€ o quilo e vem acompanhado com a batata frita caseira e a salada (12,50€) —, mas não só.
Além do prato, a sugestão mais simples, na vitrine do novo espaço encontra ainda entremeada, lombo, rissóis, empadas, croquetes, tudo preparado com leitão que pode comer por ali ou até levar para casa. O melhor é que chega assado em forno de lenha todos os dias da zona de Sintra, e é servido ainda quente.
Foi preciso mais de um ano para que tudo ficasse pronto. Hoje, quem passa na porta 48B da Rua Almeida e Sousa dificilmente não reparará na montra decorada com motivos natalícios. Ao entrar promete-se um atendimento cuidado e personalizado.
Carregue na galeria para conhecer o novo spot de Campo de Ourique. Aproveite também para ler este artigo da NiT para descobrir o que mais se esconde neste bairro lisboeta.