Restaurantes

O mercado de restaurantes do Hub Criativo do Beato abre esta semana

Ainda não é a inauguração oficial, mas projeto d’A Praça volta acolher projetos em regime pop up, agora todos os fins de semana.
O espaço d'A Praça volta a abrir.

Nos últimos meses, o projeto d’A Praça tem revelado aos poucos o seu potencial futuro. O mercado de restaurantes no Beato, em Lisboa, tem recebido alguns eventos esporádicos, como aconteceu no São Martinho ou durante a Moda Lisboa. Desta vez, volta a receber vários conceitos num formato pop up mais prolongado. Em todos os fins de semana de junho e julho poderá descobrir como será a dinâmica deste conceito.

É no Hub Criativo do Beato que pode experimentar os vários espaços que fazem parte d’A Praça. O projeto surgiu depois de em 2018 ter sido lançado um concurso apoiado pela Câmara Municipal de Lisboa e promovido pela Start Up Lisboa para ideias de comércio e restauração.

Os primeiros passos foram dados no início de agosto de 2020, altura em que A Praça se tornou digital, numa plataforma com entregas de produtos de várias regiões do País. A mercearia online junta centenas de artigos de cerca de dezenas de produtores nacionais.

Dos frescos aos queijos, passando pela charcutaria, talho, além de azeites e vinhos. São estes os produtos que irão fazer parte do projeto físico e que já poderá experimentar durante as próximas semanas no Beato.

A abertura destes pop up de verão acontece no sábado, 4 de junho. Nas semanas seguintes, irá funcionar de sexta a domingo. Claro que não podiam faltar tábuas de queijos e enchidos a acompanhar com uma grande seleção de vinhos com destaque para as referências nacionais.

Na zona da merceria estarão mais de 20 produtores nacionais com vários produtos que poderá levar para casa. Já para consumo no local o melhor é passar pela Cozinha da Praça que oferece alguns pratos típicos.

Tem o pica pau, o gaspacho, o polvo ou a farinheira com ovos mexidos. Na zona exterior será montado um churrasco por onde vão passar carnes de raças autóctones.

O espaço d’A Praça vai ainda receber chefs, bartenders e produtores de vinho ao longo das próximas semanas, com pratos, bebidas e provas especiais. Este sábado, 4, irão estar pelo espaço o chef António Galapito, a bartender Constança Cordeiro e o produtor Vítor Claro.

Já no domingo, 5, poderá provar pratos de Marcella Ghirelli, bebidas criadas por Marcos, do Infame, e ainda vinhos do produtor Emanuel Frutoso. Certo é que até ao final de julho marcarão ainda presença no Hub Criativo do Beato a chef Marlene Vieira; Miguel Peres, do Pigmeu; Hugo Brito, do Boi Cavalo; ou Francesco Ogliari, do Tua Madre.

Este ano, com os arraiais de volta à cidade, claro que n’A Praça também tinham de acontecer. Na área da esplanada será montada uma mesa corrida onde serão servidas bifanas, cervejas e sardinhas, como não poderia deixar de ser.

Este arraial no Hub Criativo do Beato acontece durante três dias, de 10 a 12 de junho. A entrada n’A Praça é gratuita. Só paga o que quiser experimentar, tanto nos dias dos Santos Populares, como nos restantes fins de semana em irá funcionar até ao final de julho.

Carregue na galeria para conhecer outros restaurantes que abriram em Lisboa nos últimos meses.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua da Manutenção 118, 1900-321 Lisboa
    1900-321 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Das: 17:00
  • Às: 00:00
  • Domingo até : 23:00
PREÇO MÉDIO
Entre 10€ e 20€
TIPO DE COMIDA
Portuguesa, Petiscos

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT