restaurantes

O restaurante onde Anthony Bourdain começou a carreira vai reabrir em Nova Iorque

O espaço foi à falência, mas documentário que irá estrear sobre o chef deu origem a um pop up que vai funcionar um único fim de semana.
O chef morreu no verão de 2018.

É apenas durante um fim de semana que pode voltar a provar alguns dos pratos que Anthony Bourdain começou por cozinhar em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Estamos a falar da brasserie Les Halles que, depois de ter declarado falência em 2017,  vai reabrir para um pop up especial.

A Les Halles é um dos locais referenciados em “Cozinha Confidencial”, o livro best seller em que Anthony Bourdain relata vários episódios de como era vivido o mundo na cozinha no final dos anos 90. Este foi também um dos locais onde se depositaram flores depois da morte do chef no verão de 2018.

O regresso da brasserie para um fim semana no próximo mês de julho acontece devido ao documentário que irá estrear sobre Anthony Bourdain. Os antigos proprietários juntaram-se com a produtora Focus Features e a plataforma Resy para que tal fosse possível, uma vez que o espaço se encontra encerrado há quatro anos.

“Seria preciso muito tempo para explicar o quanto o Tony significava para o Les Halles, quantos jovens cozinheiros inspirou, quantas carreiras lançou e a quantidade de pessoas que o amavam pelos seus comentários”, disse ao site norte-americano “Food&Wine” Philippe Lajaunie, um dos antigos sócios do projeto.

O restaurante foi à falência em 2017.

”Com a sua atitude gentil e direta, era o nova-iorquino por excelência para o mundo. Tenho a honra de abrir as portas do Les Halles por alguns dias e servir alguns de seus pratos clássicos”,  continuou Jose de Meirelles, outro dos ex-responsáveis.

O regresso ao 411 da Park Avenue South faz-se entre 9 a 11 de julho. As reservas serão feitas online a partir de 22 de junho, terça-feira, mas apenas para portadores de cartão American Express. Já a 24 de junho, quinta-feira, se ainda houver lugares vagos, o espaço poderá receber mais clientes.

O tal documentário sobre o Bourdain chama-se “Roadrunner: A Film About Anthony Bourdain”. Foi realizado por Morgan Neville, vencedor de um Óscar em 2014, com “A Dois Passos do Estrelato”.

O trailer oficial saiu no início de junho. O filme irá acompanhar os bastidores da carreira de Anthony Bourdain. Além de depoimentos de amigos, o documentário conta com várias entrevistas inéditas do próprio chef.

“Anthony Bourdain ajudou-nos mais a entendermo-nos uns aos outros do que qualquer outra pessoa na história da televisão. Ele estabeleceu uma ligação com as pessoas não pelas suas falhas, mas por causa delas”, disse Neville à “Entertainment Weekly,” quando foi anunciada a criação deste projeto, no final de 2019.

O filme estreou a 11 de junho no Tribeca Film Festival, mas só vai chegar aos cinemas comerciais a 16 de julho. Por enquanto, existe apenas data de lançamento para os Estados Unidos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT