Seria de pensar que um restaurante de 1931 estivesse hoje em uma de duas situações: fechado ou a viver ainda no século XX, com menus desatualizados e pagamentos só a dinheiro. Mas o Escondidinho está bem longe desse cenário.
O restaurante do Porto, que em apenas cinco anos conseguiu ser o primeiro em Portugal a deter duas estrelas Michellin — num tempo em que ainda não eram o conceito de prémios de fine dining que hoje conhecemos —, atualizou todos os seus serviços e transformou-se num exemplo que conjuga tradição e modernidade.
Com uma longa história que tem sabido honrar, o Escondidinho mantém uma visão de negócio orientada para a experiência e satisfação do cliente, o que levou o restaurante a modernizar-se, apostando em tecnologia e numa presença digital. É, por essa razão, dado como exemplo a outras empresas no Projeto Acelerar o Norte, para que também elas adiram ao processo de transição digital de que tanto necessitam.
De redução de custos à segurança, sem esquecer, claro, o marketing digital — tão essencial hoje — e até o desenvolvimento de produtos e serviços, o projeto Acelerar o Norte é um apoio gratuito que os negócios da região devem ter cada vez mais em conta. Oferece conteúdos de capacitação digital, incentivos monetários, na forma de vocuhers, para investimento em serviços digitais e outras ações, com o objetivo de aumentar o reconhecimento e receitas dos negócios locais. Desde 2024, já passou por vários concelhos e mobilizou mais de 5 mil empresas.
Voltando ao exemplo do Escondidinho, aqui a gastronomia é um dos raros pontos em que pouco mudou. Mantêm-se as famosas tripas à moda do Porto (23€), as cataplanas (a partir de 58€ para duas pessoas) e o bacalhau da casa (28€). A par do estilo decorativo também original, com tetos apainelados, lambris cerâmicos e uma fachada única — o acesso é feito por um arco com uma fonte junto à porta —, a verdade é que este típico restaurante continua a encher graças à preservação destes detalhes.
E foram estes detalhes que, ao longo de um século, fizeram deste restaurante uma das moradas mais populares do Porto, com visitas regulares de várias personalidades da política e cultura. Um desses episódios aconteceu a 4 de dezembro de 1980. Nessa noite foi feita uma reserva para um grupo, com o nome de Francisco Sá Carneiro, mas ninguém apareceu para jantar. O primeiro-ministro deveria ter chegado à cidade na qual iria participar num comício, porém, isso nunca aconteceu, pois o avião em que seguia despenhou-se em Lisboa, logo após levantar voo. E com isso, um novo capítulo da história do nosso país começou nessa noite.
Histórias não faltam em lugares assim, mas preservá-los para que se mantenham atuais e em funcionamento é a tarefa mais difícil. Felizmente, no Escondidinho, o serviço ao cliente e na gestão do serviço de cozinha já vivem em 2025. O restaurante apostou num site moderno em constante atualização e, durante a pandemia, adotou várias outras medidas tecnológicas, como a adesão às ementas digitais ou os pedidos que são transmitidos diretamente para ecrãs na cozinha.
“Tudo o que queremos é que os nossos clientes, daqui ou em qualquer parte do mundo, saibam que o serviço está acessível para ser descoberto com a ponta dos dedos. Um cliente espanhol, por exemplo, pode estar em Madrid de manhã, reservar a sua mesa online e estar na nossa sala ao jantar”, adianta Amarílio Barbosa, o responsável pelo restaurante há mais de duas décadas.
Este é assim é um dos bons casos de transição de um negócio super tradicional para o futuro digital que o projeto tem mostrado às empresas da região. O Acelerar o Norte —projeto financiado pela União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NextGenerationEU, enquadrado na medida Aceleradoras de Comércio Digital, que integra o investimento 02 – Transição Digital das Empresas da componente 16 – Empresas 4.0 do PRR — propõe-se a contribuir para a mudança de atitude empresarial, facilitando a adoção de estratégias e soluções digitais que permitam atrair novos clientes, aumentar as vendas e simplificar processos para fazer crescer o negócio em todas as frentes.