Restaurantes

O restaurante Tasca by José Avillez no Dubai foi distinguido com uma estrela Michelin

O chef afirma que é uma enorme honra para a cozinha portuguesa, mas esta distinção apenas o motiva a trabalhar ainda mais.
O chef não podia estar mais orgulhoso.

Esta segunda-feira, 20 de junho, foi divulgada a primeira edição do Guia Michelin no Dubai e o Tasca by José Avillez foi um dos restaurantes distinguidos com uma estrela. O conceito localizado no hotel Mandarin Oriental Jumeira foi um dos nove distinguidos com uma estrela (dois restaurantes receberam duas estrelas). Para o chef, foi uma conquista “muito boa para a cozinha portuguesa” e uma honra.

“Foi uma grande notícia que recebemos logo de manhã”, conta Avillez à “Lusa”, citado pela “CNN Portugal”. “Confio muito no trabalho que fazemos e estou muito orgulhoso. Nunca se sabe muito bem quais são os critérios da Michelin, principalmente quando entra num país novo com um novo guia. Mas ficámos muito felizes, principalmente porque acabaram por ser poucos os restaurantes com estrela. Sentimo-nos especiais”, acrescenta.

Apesar de ser um enorme privilégio, a estrela também é sinónimo de “mais responsabilidade”. “A minha mensagem para a equipa foi a de que temos de trabalhar mais e melhor, e é assim que vemos o resultado nosso trabalho”, realça.

Durante a gala, Gwendal Poullennec, o diretor internacional do Guia Michelin, explicou que os inspetores “exploraram em profundidade o Dubai, para descobrir a cidade em todas as suas dimensões”, passando desde o “restaurante mais elegante e luxuoso de um chef reconhecido a nível global até ao bistro gerido por famílias locais.” “Ficaram maravilhados com quão cosmopolita é esta cidade”, revelou.

E acrescentou: “O que torna o panorama culinário do Dubai tão distintivo é o reflexo das mais de 200 nacionalidades que lhe chamam casa. Algo que todos os restaurantes nesta cidade de ritmo acelerado, dinâmica e elegante têm em comum é que estão a borbulhar de paixão e entusiasmo. Atualmente, o Dubai apresenta-se como um destino gastronómico inspirador e não temos dúvidas de que os gourmets de todo o mundo serão seduzidos pela sua energia única.”

Para serem tratados como clientes comuns, os inspetores apresentam-se de forma anónima quando visitam os restaurantes, não revelando a sua função, e avaliam cada estabelecimento de acordo com “critérios universais”: qualidade do produto, domínio das técnicas de cozinha, harmonia e equilíbrio do sabor, personalidade expressa no prato e a consistência da ementa.

Durante a Expo Dubai um repórter da NiT passou pelo restaurante de Avillez. Leia o artigo para descobrir como foi a experiência.

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