A Tasca by José Avillez, conceito localizado no sexto piso do super luxuoso hotel Mandarin Oriental Jumeira, no Dubai, continua a ser sinónimo de sucesso. Após ter conquistado, em junho de 2022, uma estrela Michelin, e de ter ganho, em outubro, dois prémios da Caterer Middle East Awards 2022, foi novamente distinguido.
A Michelin divulgou esta terça-feira, 23 de maio, numa cerimónia, os restaurantes distinguidos na edição de 2023 do Guia Dubai. Num total de 11 espaços, lá estava o nome do Tasca by José Avillez, que manteve uma estrela.
“Estou muito feliz pela renovação. É fruto de muito trabalho de uma grande equipa com a missão de divulgar o melhor da cozinha contemporânea portuguesa no mundo”, disse à Lusa o chef, citado pelo “Expresso”.
O restaurante, inaugurado em 2019, é o primeiro fora de Portugal de Avillez. Depois dele, o chef alargou a experiência internacional com o Mesa by José Avillez, em Macau. Além da distinção no Dubai, o cozinheiro tem, na edição de 2023 do Guia Espanha e Portugal, duas estrelas no restaurante Belcanto (Lisboa) e uma no Encanto (Lisboa), que foi o primeiro restaurante vegetariano distinguido pela Michelin na Península Ibérica.
Numa intervenção por vídeo durante a cerimónia de apresentação, o diretor internacional do Guia Michelin, Gwendal Poullennec, destacou que o Dubai foi, em 2022, o primeiro destino no Médio Oriente da publicação. “Nunca tivemos qualquer dúvida quanto ao fascinante potencial culinário do Dubai. Garanto que as minhas equipas ficaram muito impressionadas pelo crescimento e evolução do panorama gastronómico da cidade neste último ano”, disse, salientando que a região se tem afirmado como um ponto de atração gastronómico.
O Dubai “está, definitivamente, a despontar a uma escala internacional, sobretudo graças à força do talento culinário local”, com uma “grande diversidade de cozinhas” que asseguram “experiencias gastronómicas memoráveis”, acrescentou.
Segundo a descrição na página oficial, o Tasca serve “genuínos sabores portugueses com um toque contemporâneo”, acompanhados de uma carta “com a maior seleção de vinhos portugueses no Dubai”.
Para atribuir as estrelas aos restaurantes, os inspetores, que trabalham de forma anónima, valorizam a qualidade dos produtos, o domínio dos pontos de cozinha e das texturas, o equilíbrio e harmonia dos sabores, a personalidade da cozinha e a regularidade.
Carregue na galeria para ver o que espera quem por lá passa. Durante a Expo Dubai um repórter da NiT passou pelo restaurante de Avillez. Leia o artigo para descobrir como foi a experiência.