Restaurantes

Orelha de porco, torresmos e açorda: a Rota das Tabernas está de volta a Grândola

A iniciativa decorre no concelho há cerca de três décadas. Ali, os pratos são sempre acompanhados pelo típico cante alentejano.
Há muitos pratos irresistíveis.

Sentar-se numa taberna típica e rústica, ouvir o tradicional cante alentejano e provar petiscos acompanhados por um bom vinho ou cerveja. É isto que propõe a Rota das Tabernas, que quer levar os participantes numa viagem gastronómica até a um tempo sem smartphones e computadores. O famoso evento — já decorre há cerca de 30 anos — vai regressar a Grândola.

Este ano, terá lugar entre 3 e 24 de junho em cinco tabernas do concelho. O Café Ruas, em Azinheiras dos Barros, é o primeiro espaço a receber o evento, no dia 3. Da ementa fazem parte a orelha de porco assada, os torresmos do rissol, salada de polvo, janquinzinhos fritos e frango com pimentos

A 8 de junho a iniciativa parte para A Venda, na Silha do Pascoal. Ali vai poder provar cachola, açorda de alho com carapaus fritos e jantarinho de grão com chispe. Cerca de uma semana depois, a 16, todos vão querer visitar o café Damina, no Lousal. O cardápio é vasto e incluirá cogumelos salteados e bolinhos salgados, pica-pau de legumes e de cachola, pão torrado com alho, sopa Damina, salada de bacalhau com pimentos e grão e frango em molho de pimentos.

A Taberna, nas Sobreiras Altas, recebe a rota a 23 de junho, contando com torresmos, carnes de coentrada, sopa do monte e fritada de carne com batatas em molho de alho. Para concluir a iniciativa pode passar pela Taberna dos Mosqueirões, em Mosqueirões. Torresmos do rissol, bacalhau assado com pimentos, galinha com feijão-verde e miolos com carne de vinha d’alhos são as sugestões desta taberna.

Os menus podem ser diferentes em todos os espaços aderentes, mas há algo que irá esperar de todos eles: os cantares tradicionais alentejanos com vários grupos musicais da região.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT