Como vem sendo habitual, o ano de 2022 ficou marcado pela abertura de muitos e bons restaurantes em Lisboa, que tanto conquistam pelo foco na cozinha tradicional portuguesa como no destaque dado a outras gastronomias igualmente atrativas.
Entre as várias propostas que precisa conhecer, brilham projetos de chefs consagrados, como é o caso do Encanto, de José Avillez, que em menos de um ano ganhou a sua primeira estrela Michelin, ou do Marlene, de Marlene Vieira, que aspira à mesma distinção.
O primeiro, caracteriza-se por uma cozinha de base vegetal que tem os legumes, folhas, sementes, algas, cogumelos, flores, frutos, ovos e queijos entre os principais ingredientes e aposta no jogo de cores, texturas, temperaturas e sabores contrastantes para construir uma experiência única e inesquecível.
Já o segundo, apresenta-nos uma visão moderna da gastronomia nacional, desenhada a partir das vivências pessoais e do trabalho de Vieira na área da restauração, que já conta mais de 20 anos.
Vale notar que, entre novos espaços e remodelações de projetos, todos os restaurantes aqui mencionados abriram entre janeiro e dezembro deste ano e introduziram (ou aperfeiçoaram) conceitos deliciosos na capital.
Trata-se, portanto, de uma lista que vai querer guardar para fazer almoços e jantares ao longo dos próximos anos, onde encontra opções mais em conta e outras para idas não tão frequentes, mas que valem sempre pela experiência.
Carregue na galeria para conhecer, em detalhe, os melhores restaurantes que abriram em Lisboa este ano.