A lampreia, também conhecida como bicho feio, apenas aparece na carta de alguns restaurantes nos primeiros meses do ano, normalmente até abril. No mundo animal, é uma espécie implacável, sendo classificada como parasita — fixa-se a outros peixes e abre-lhes a pele com a língua, sugando-lhes depois o sangue. Também usa a ventosa bucal para se deslocar, agarrando-se a pedras ou vegetações e, por isso, é também é conhecida por stone sucker (ou suga-pedras, em português). Provavelmente devido a estas características, faz parte do ecossistema Terra há muito tempo — há registos de fósseis de lampreia com mais de 280 milhões de anos de idade.
Apesar destes factos bizarros, este peixe é muito apreciado em Portugal. Trata-se de que uma espécie que nasce no rio, cresce principalmente no mar e regressa aos rios para se reproduzir. O seu ciclo de vida justifica a escassez — é um peixe caro e só é servido em alguns espaços de restauração. No Solar dos Presuntos a época da lampreia vai durar até abril, e todas as quartas-feiras de março haverá almoços especiais com vários pratos onde será a protagonista.
As refeições preparadas pelo chef Hugo Araújo também contarão com a participação de Maria da Graça. A mãe do atual proprietário Pedro Cardoso foi responsável por levar o peixe para o restaurante em 1974 — ano em que foi inaugurado. Dona Graça, como carinhosamente lhe chamam os funcionários, vai preparar um arroz de lampreia.
A par deste prato junta-se a lampreia de escabeche, a açorda de lampreia e, por último, a lampreia assada. Os almoços vão ter lugar na Academia, uma nova sala do restaurante situada mesmo ao lado da cozinha. É um espaço bastante exclusivo, apenas recebendo 14 pessoas. As especialidades serão complementado por vinhos chegados da Garrafeira Nacional. A experiência tem um custo de 140€ por pessoa. Caso visite o Solar dos Presuntos noutro horário ou dia da semana, vai gostar de saber que irá encontrar lampreia na carta até ao fim da época.
Carregue na galeria e conheça outros restaurantes em Lisboa onde pode pedir arroz com este peixe singular.