Restaurantes

Os leitores da NiT decidiram: é este o melhor spot para comer caracóis no Algarve

É um negócio de família que está em Portimão há cerca de 35 anos. Para a gerente, esse é um dos fatores que atrai os clientes.
Tudo a correr para Portimão.

Já começou a época em que todas as tardes passam por horas na esplanada com um prato de caracóis à frente, e uma imperialao lado. Se estiver no Algarve debaixo de um sol abrasador, mais agradável será a experiência de estar a relaxar enquanto saboreia um bom petisco.

A NiT perguntou aos leitores qual o melhor spot para comer caracóis no Algarve, e a resposta foi clara. A Taberna O Caracol, em Portimão, foi a grande vencedora com um total de 134 votos.

Paula Inácio, a atual gerente do restaurante, contou à NiT que esta vitória “foi uma grande surpresa”, e recordou a altura em que O Caracol surgiu. Na altura, tinha apenas 17 anos. “Sou parcial, mas acho que somos conhecidos porque já estamos aqui há muito tempo. Desde que nasci que me lembro do meu pai trabalhar com os caracóis. Somos das casas mais antigas a vendê-los aqui em Portimão.” A taberna está há uns impressionantes 35 anos em funcionamento.

É um negócio de família que começou por ser do seu pai — que, quando viviam em Lagos, apostava apenas nos caracóis crus. Com o passar dos anos, decidiram investir nos caracóis cozinhados, uma escolha que acabou por consolidar O Caracol como o melhor spot do Algarve para quem procura este petisco tão tipicamente português.

O verão para estes negócios costuma ser uma altura muito lucrativa mas, segundo nos conta Paula, a linha temporal da taberna é um pouco diferente. “O nosso verão é diferente do verão dos algarvios. Começamos a trabalhar a partir de 15 de abril, altura em que se começam a vender os caracóis.” Continuam a fazê-lo até meados de julho.

Sendo o Algarve uma zona tão turística, poderíamos pensar que a maior parte dos clientes seriam estrangeiros. Porém, a verdade é que são uma franja muito reduzida da clientela. “Temos um ou outro estrangeiro, como ucranianos ou pessoas do Leste e brasileiros. Às vezes vêm cá ingleses porque vêm muitas pessoas aqui e isso deixa-os curiosos. Quando lhes dizemos que vendemos caracóis ficam surpreendidos e pedem um pires. No entanto, a maioria dos nossos clientes são portugueses”, comenta a gerente.

Uma dose na Taberna O Caracol custa 8€ e dá para duas pessoas. “A receita é aquela típica do Algarve, com oregãos, sal e piri-piri”, conclui a atual proprietária.

Em segundo lugar na votação, com 42 votos, ficou o Primo dos Caracóis, um dos estabelecimentos mais conceituados. Fica em Olhão. E a encerrar o pódio ficou o Cantinho da Dora, em Armação de Pêra, com 21 votos.

Leia os artigos da NiT onde lhe dizemos quais são os melhores lugares para comer caracóis em Lisboa e no Porto. Carregue na galeria para conhecer o top 10 dos melhores spots para comer caracóis no Algarve.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT