restaurante

Os leitores da NiT decidiram: este é o melhor restaurante que abriu em 2021

As votações decorreram ao longo de uma semana. A lista era composta por espaços de Lisboa, do Porto e do Algarve.
O Yakuza está entre os favoritos dos leitores da NiT.

Entre meses complicados, em que os espaços não conseguiram sequer receber clientes como era normal e estavam limitados ao take-away, 2021 foi mais uma vez um ano complicado para a restauração. Ainda assim, não houve falta de investimento e foram vários os projetos que abriram no País nos últimos meses. Agora, numa altura de balanços, a NiT convocou os leitores para decidirem qual é a melhor abertura do ano.

Desde 19 de dezembro que estava a decorrer uma votação online no nosso site. Fizemos uma pré-seleção de 10 espaços que incluíam projetos de Lisboa, do Porto e também do Algarve. Nesta lista tínhamos restaurantes que acabaram de receber estrelas Michelin ou até propostas onde as massas e pizzas estão em destaque.

O vencedor, escolhido pelos leitores da NiT, encontra-se em Lisboa, perto da Avenida da Liberdade: o Yakuza. O conceito de comida japonesa de Oliver da Costa conseguiu 30 por cento do total da votação. O restaurante foi inaugurado em abril deste ano, no lugar do antigo Olivier Avenida.

O espaço foi todo renovado e trouxe alguns dos clássicos servidos durante vários anos na Rua da Escola Politécnica, no Príncipe Real, onde o restaurante se encontrava desde 2015, aí com o nome de Yakuza First Floor. A decoração adotou um estilo asiático e oriental, com um balcão de sushi onde tudo é confecionado. A estátua de um samurai dá as boas-vindas assim que os clientes chegam.

O Rolo de Lavagante, com papel de arroz, manga, abacate, espinafres, cenoura, coentros, pepino, pickles de cebola; o Lombo de peixe Merluza no Miso, com salada e pickles; o Lombo Spicy Teriyaki, um lombo de novilho, spicy teriyaki, chips de alho, foram alguns dos pratos especiais procurados ao longo destes meses no Yakuza.

Este conceito é um dos mais bem sucedidos de Olivier da Costa. Está presente em Lisboa, mas também no Porto; em Cascais, no Sheraton Cascais Resort; e no Algarve, em Albufeira, um projeto sazonal funciona durante o período do verão. Este ano, a marca chegou a Paris, com a abertura no Maison Albar Hotels – Le Vendome em setembro.

Em segundo lugar na votação da NiT, com 21 por cento dos votos, ficou o Real by Casa da Calçada, no Porto. É o recente espaço 4 em 1 na cidade: é restaurante, mas também café bistrô, cocktail bar e detém salas para eventos.

O pódio é fechado com o regresso a Lisboa. O Rocco abriu no Chiado e conquistou os leitores da NiT (conseguiu 18 por cento da votação). A uma cozinha de fusão italiana e mediterrânica junta-se um projeto de decoração bastante requintado. Fica no recente The Ivens Hotel.

Carregue na galeria para conhecer os 10 melhores restaurantes que abriram em Portugal em 2021.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT