Sermos sustentáveis significa, sobretudo, que estamos a assumir a nossa responsabilidade perante as próximas gerações que vão herdar o planeta. É também a pensar nestas gerações com valores ambientais fortes, que agora pode ter um saco reciclado exclusivo da McDonald’s Portugal e que está disponível na App da marca, a membros MyM. Este saco resulta do projeto de reciclagem de fardas antigas dos restaurantes da marca, e dá vida a uma grande história de sustentabilidade com, também, uma forte vertente solidária.
Em junho do ano passado, a McDonald’s apresentou as suas novas fardas, que hoje são utilizadas pelos mais de 9500 colaboradores. Naquele momento, foi também iniciado o processo de reciclagem das fardas antigas, procurando dar a estas peças um final de vida útil. Desta forma, a marca transformou estas antigas fardas em novos materiais 100 por cento reciclados e reutilizáveis. Mais do que uma campanha de marketing, trata-se do mais recente projeto de economia circular da McDonald’s Portugal.
O projeto consistiu em recolher 18 mil fardas antigas dos restaurantes da marca e transformá-las num novo fio e tecido. Mais tarde, este tecido foi o “pano” dos 40 mil sacos produzidos, 100 por cento reciclados e fabricados em Portugal, que vieram revalorizar 10 toneladas de tecido.
O processo passou por várias fases e envolveu apenas empresas nacionais. Inicialmente, foi efetuada a recolha de todas as fardas, pela HAVI, depois, a Recutex efetuou o processo de fiação onde, à fibra reciclada das fardas, foi incorporado poliéster reciclado, que resultou num fio 100 por cento reciclado, sem qualquer tingimento. No final, a produção dos sacos reciclados foi feita pela HR Group, utilizando o tecido produzido a partir das fardas.
Este projeto teve ainda uma forte vertente solidária. Em novembro de 2022, parte destes novos sacos de tecido foram doados à Fundação Infantil Ronald McDonald para a composição de Kits de Acolhimento de Higiene e Conforto – um projeto da Fundação destinado a apoiar famílias com crianças em internamento pediátrico. Estes kits incluem um necessaire com escova e pasta de dentes, champô, gel de banho, uma manta, e meias/pantufas.
Desde então, a cadeia de restaurantes tem mantido este sistema de reciclagem ativo e agora, em fevereiro, apresenta a última fase deste processo com uma campanha exclusiva a membros MyMcDonald’s (MyM) – o Programa de Fidelização da App McDonald’s –em que um destes novos sacos reciclados pode ser seu.

Como posso ter um saco reciclado
A App da McDonald’s Portugal foi desenvolvida para estar mais próxima dos clientes e oferecer-lhes uma experiência mais rápida, simples e personalizada. As ofertas exclusivas fazem parte dos benefícios dos membros MyM e agora existe mais uma.
Se for um fã da marca e quiser ter um destes “tote bags” sustentáveis e reutilizáveis, é muito fácil. Ao aceder à App McDonald’s pode trocar os seus pontos pelo saco. Para isso, só precisa de acumular 75 pontos MyM. Depois, só tem de levantar o saco de tecido reciclado no balcão do seu restaurante favorito.
O design da peça conta a história do projeto de reciclagem, com símbolos coloridos e criativos, alusivos ao processo manual de corte das fardas e produção dos sacos. As tintas utilizadas são também certificadas Eco Passport, da Oeko Tex.
O número de sacos é limitado ao stock existente em cada restaurante, por isso não perca tempo. A campanha vai estar disponível em todo o País, à exceção dos restaurantes do Aeroporto de Lisboa.
Mas há mais novidades. Quando abrir a App, vai ter acesso a um mundo de ofertas incríveis, perfeitas para qualquer momento. Todos os euros valem pontos (mesmo em compras com cupões) que pode trocar pelos produtos disponíveis na aplicação.
A App da McDonald’s está disponível para download na Google Play ou na App Store. Só precisa de efetuar o registo. Tudo simples e gratuito.