Restaurantes

Penha à Mesa: o concurso gastronómico mais divertido e solidário da Penha de França

Tem até dia 26 de julho para escolher o seu restaurante e petiscos favoritos — só precisa de votar no site do evento.
Serão premiados três restaurantes (foto: Paulo Ribeiro)

Enquanto o mundo continua a lutar para limitar ao máximo os efeitos devastadores do novo coronavírus na saúde pública, começam a fazer-se contas aos possíveis efeitos económicos da pandemia. Uma coisa é certa: os setores da restauração e comércio local são dos mais afetados — e o embate já está a causar danos. 

Com o encerramento temporário durante cerca de dois meses, os negócios pequenos foram os que mais sofreram, e precisam do apoio de todos, sobretudo dos moradores dos seus bairros. 

A pensar nisso mesmo, a Junta de Freguesia da Penha de França não deixou que a pandemia evitasse a programação e dinamização da segunda edição do concurso gastronómico “Penha à Mesa“, que vai eleger os melhores petiscos dos restaurantes e bares da freguesia lisboeta. Este ano, obviamente, o principal objetivo do concurso é apoiar o comércio local e estimular o setor da restauração da freguesia, que continua a ser fortemente afetado pelas medidas de combate à Covid-19. 

Se também quiser apoiar estes espaços, tem até ao próximo dia 26 de julho, domingo, para ir ao site do concurso e votar no restaurante que, na sua opinião, tem os melhores petiscos da Penha de França. Moelas, pica-pau, caracóis, saladas, gambas, torresmo com mandioca, chatti pathiri (bolo salgado de panquecas), chamuças indianas ou pastéis de vegetais nepaleses são algumas das propostas apresentadas pelos 42 espaços que aderiram à iniciativa e que precisam da sua ajuda para continuar a mostrar o melhor das suas cozinhas.

O seu voto contará para a “Escolha do Público”, mas também haverá uma palavra final de três especialistas na área: Pedro Abril, chef do restaurante Chapitô à Mesa; Inês Matos Andrade, ex-jornalista de gastronomia; e Bernardo Agrela, chef do restaurante East Mambo. Em conjunto, vão avaliar critérios como o sabor, a qualidade da matéria-prima e da confeção ou o aspeto e a criatividade na execução do prato. No final, serão premiados os três melhores spots classificados. 

Esta é a segunda edição do concurso gastronómico “Penha à Mesa”, dinamizado pela Junta de Freguesia da Penha de França. Em 2019, a edição anterior, foi escolhido o melhor bacalhau à Brás da freguesia. Os restaurantes concorrentes, os respetivos petiscos e o regulamento do concurso podem ser consultados no site do “Penha à Mesa”.

Este artigo foi escrito em parceria com a Junta de Freguesia da Penha de França.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT