A vida é como um puzzle, onde as peças vão encaixando e formando novas imagens, ideias e caminhos. Assim aconteceu com Oliver Gil, que deixou a Venezuela com a família para se fixar em Portugal há já uma década. Pelo caminho foi sócio numa empresa de música eletrónica, mas quando se inscreveu num mestrado em Gestão que tudo mudou.
Conheceu Tomás Falcão e Cunha no curso, atualmente o seu sócio em dois negócios. Juntos apostaram em duas das food trucks de sucesso que por estes dias se fixam na marginal de Belém, em Lisboa. Se em 2016 se surpreenderam com o sucesso do Mr. Tapas, projeto dedicado aos petiscos, resolveram aplicar a fórmula a outro formato — mas agora com uma nova inspiração.
“O Tomás encontrou conceitos semelhantes durante uma viagem pela Costa Amalfitana, em Itália. Percebemos que em Portugal não havia nada do género, onde seja possível parar e beber um champanhe, junto à água, com mariscos frescos. Algo com requinte”, explica o empresário de 38 anos.
Nasceu assim a Pescaria, a food truck que serve peixe e marisco, intercalados com flutes de champanhe, bem junto ao Tejo. “Convidamos um chef, criamos o menu e servimos mariscos super frescos, o que faz toda a diferença na qualidade.”
Oliver Gil equipara o negócio à sua anterior atividade, a organização de eventos. “Acho que o essencial é desenvolver experiências que os clientes gostem. E acho que isso funcionava lá e funciona aqui”, explica. “Isso e o sucesso do Mr. Tapas serviu de motivação para dirigir o foco apenas para a restauração, uma área pela qual estou cada dia mais apaixonado.”
O Pescaria foi uma espécie de “copy paste” do Mr. Tapas, a food truck que exploram lado a lado com o novo espaço que começou a funcionar no verão. Mas não é um sítio para comer e andar. Há oito mesas no espaço (e à sombra) para poder provar tudo sem pressas.
“O local é paradisíaco, porque estamos literalmente entre o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém, com vista para a ponte 25 de Abril e o Cristo Rei. E depois há o pôr do sol sobre o Tejo, que é uma coisa incrível.”
As limitações de espaço nas food trucks são inevitáveis e, também por isso, a carta é reduzida. Ainda assim, garantem um lote de petiscos que começa com gambas al ajillo (16€), amêijoas à Bulhão Pato (19€), salada de polvo (12€), camarão cozido (14€) e choco frito (9€).
Conte ainda com sardinhas grelhadas (12€) ou um panini de choco frito (8€), que pode vir acompanhado de um cesto de batatas fritas (4€). Para os miúdos, há douradinhos de peixe também com batatas fritas (8€).
Para quem se sentir com apetite, pode pedir um menu completo (38€) que inclui o couvert, as gambas, amêijoas e camarões. Depois vem o parceiro inevitável, o champanhe e espumante. Pode optar por um Moët & Chandon (85€) ou um Piper-Deidsieck na versão Blanc de Blancs (120€), rosé (90€) ou Cuvée Brut (90€).
Nos espumantes, há Freixenet Blanc de Blancs (20€) e Jaume Serra Cava Brut (15€). Mas pode também pedir apenas um flute, com preços a variarem entre os 4,5€ e os 8€. Nas bebidas, outro bestseller é a sangria (4,5€).
Carregue na galeria para ver alguns dos pratos do Pescaria.