Subscreva a nossa newsletter para receber as melhores sugestões de lifestyle todos os dias.

Restaurantes

Petição do movimento Pão e Água já tem 40 mil assinaturas

Setor da restauração tem-se organizado em protesto e há membros do movimento em greve de fome.
Chef é uma das figuras do movimento.

O prolongar das medidas de restrição devido à pandemia tem criado uma situação cada vez mais difícil para muitos setores. A restauração é uma das áreas da economia mais afetadas e tem-se feito ouvir em protestos nas últimas semanas, sob o movimento Sobreviver a Pão e Água.

O chef Ljubomir Stanisic tem sido uma das vozes mais audíveis do protesto. A NiT acompanhou no passado dia 25 de novembro o chef em dia de protesto contra a falta de apoio ao setor. Entretanto, a 27 de novembro, membros do movimento entraram em greve de fome, dormindo em tendas junto à Assembleia da República.

Paralelamente, o movimento Sobreviver a Pão e Água criou também uma petição pública que já conta nesta altura com perto de 40 mil assinaturas. “Vivemos tempos de excepção. Tempos em que se pede ao país, ao mundo, que enfrente um desafio ímpar nas nossas vidas. Que nos ergamos à altura das circunstâncias e assumamos o nosso papel na frente de batalha”, lê-se na petição.

“Nós, a restauração, o turismo, a hotelaria, os bares, as discotecas, a cultura, ouvimos o apelo. Fechámos portas quando assim foi preciso e reabrimo-las, reinventados, quando assim nos foi permitido. No entanto, são portas abertas ao vazio. Um vazio de clientes, de respostas, de medidas de apoio. Um vazio criado pelo medo, pelas restrições, pelo desconhecimento”, pode ler-se ainda numa petição em que salientam não saber mais do que os especialistas de saúde.

 “O que pedimos é que olhe para nós. Que nos ouça. Que nos deixe ser parte da solução e não nos deixe para trás, como um problema”. pedem ao governo, salientando que vão requerer “uma audiência com a máxima urgência” numa altura em que se teme que o setor colapse perante o atual contexto de pandemia.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT