restaurantes

Plano: o novo pátio secreto da Graça tem jantares exclusivos ao ar livre

É o mais recente restaurante de Vítor Adão. No final de setembro serão inauguradas várias salas com mais de 40 lugares.
Só tem capacidade para 18 pessoas.

Desde quinta-feira, 8 de agosto, que Lisboa tem novos jantares exclusivos servidos num pátio secreto na Graça. Por enquanto, são apenas 18 as pessoas que se podem sentar à mesa do Plano, o novo projeto do chef Vítor Adão. No final de setembro serão abertas mais salas e o espaço terá capacidade para mais de 40 clientes. Nesta primeira fase, as refeições são servidas ao ar livre, onde existe uma grelha a fogo para preparar todas as sugestões mesmo à frente dos clientes.

“Foi propositado, não quis abrir só o exterior porque ainda não está tudo finalizado. Sempre gostei de trabalhar com o fogo”, explica à NiT Vítor Adão, o chef de 29 anos.

Antes de se dedicar a este projeto a solo, o primeiro no currículo, esteve no Izakaya Tokkuri, no Bairro Alto, onde trabalhou em parceria com o chef Lucas Azevedo. E em setembro de 2016, já tinha estado com Ljubomir Stanisic. Foi chef executivo do grupo 100 Maneiras e esteve ainda no Six Senses Douro Valley. 

“O Plano é um projeto diferente de todos os outros onde já trabalhei. Há filosofias que se mantém. Esta será uma cozinha de base tradicional, mas com influências de todo o mundo.” 

O fogo fica no exterior.

O Plano apenas abre para jantares e encerra às segundas e terças-feiras. As reservas são feitas online.

“O menu será muito sazonal com vários produtos da época”, explica à NiT.

Até ao final de setembro — e enquanto não chegar a ementa final, que também terá uma área dedicada ao fogo —, existe um menu de degustação de nove pratos e quatro vinhos que custa 70€ por pessoa.

Cavala com batata e pele de frango; cabeça de xara com picles de beterraba; escabeche de carapau com berbigão; e presa de tomate com estragão são algumas das propostas.

“Esta lista pode sofrer algumas alterações, isto porque trabalho com pequenos produtores e pode haver falta de ingredientes em certos dias.”

No restaurante Plano, Vítor tem como sócios os responsáveis do Dona Apartments. O projeto já está a ser pensado desde março. No final de setembro ficarão disponíveis a sala do bar, a sala da cisterna e a da garrafeira. A zona exterior irá continuar a funcionar, mas apenas para eventos esporádicos.

Quem manda nisto tudo?

Nome: Vítor Adão
Idade: 29 anos
Ingredientes favoritos: azeite, batatas e cebola
Convença-nos a visitar este espaço: “Quem vier terá uma experiência completamente diferente.”

Carregue na galeria para conhecer melhor o novo Plano.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua da Bela Vista à Graça, 128, Lisboa
    1170-055 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Só abre aos jantares.
  • Fecha segunda e terça.
PREÇO MÉDIO
Mais de 50€
TIPO DE COMIDA
Portuguesa

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT