Para o prato tradicional de cozido à portuguesa que será servido em Monção, foram precisos mais de três vacas da raça barrosã, 11 porcos, 220 galinhas, uma tonelada de batatas e 500 pés de couve-galega. A plantação, que ficou a cargo dos moradores das aldeias de Anhões e Luzio, começou ainda antes do verão, para garantir que haverá comida suficiente para receber cerca de três mil pessoas.
O Campo em Festa acontece no fim de semana de 8 e 9 de fevereiro, e pretende oferecer aos visitantes uma refeição com ingredientes 100 por cento locais e biológicos. O objetivo é “elevar a importância da alimentação sustentável e dos alimentos eticamente produzidos, para uma vida mais saudável e feliz”, garantem os responsáveis.
Este prato típico servido em modo industrial vai levar ainda 20 presuntos e duas mil chouriças de carne, sangue e salpicão. A refeição será servida em travessas de barro, num menu que inclui uma entrada de pão com chouriço, e claro, o cozido à portuguesa. As bebidas serão pagas à parte.
No final da refeição, os visitantes podem levar para casa a travessa de barro como recordação. Cada menu tem o custo de 20€ por pessoa.
Além da comida, o evento vai ter espetáculos musicais, de grupos de bombos, concertinas, gaitas, folclore e charangas, Para domingo à tarde, está marcado um convívio livre para fãs de concertinas e música popular portuguesa.
O recinto do Campo em Festa vai ter ainda uma tenda aquecida, com cerca de 2500 metros quadrados, instalada na zona do santuário do Senhor do Bonfim. O espaço estará dividido em duas zonas específicas, uma para a degustação do cozido à portuguesa, com capacidade para 1300 pessoas sentadas, e a outra com 25 stands de produtos locais e regionais.
A terceira edição é organizada pela União de Freguesias de Anhões e Luzio, com apoio da Câmara Municipal de Monção. As receitas que resultarem do evento serão usadas para pagar as despesas e investir na recuperação do património natural e cultural das aldeias de Anhões e Luzio.
A última edição, em 2024, recebeu mais de três mil visitantes. Este ano, espera-se que o número seja superado. A organização aconselha que as reservas sejam realizadas com antecedência, através do site do Campo em Festa.