Há fenómenos que só é possível encontrar nos EUA e um dos mais recentes restaurantes a abrir portas em Los Angeles é precisamente um dos melhores exemplos desse caráter excecional. Desde 11 de outubro que a cidade é casa do primeiro espaço totalmente dedicado a um só produto: os Doritos. E por ali, tudo é carregado com sabor destes pedaços crocantes de tortilhas de milho.
Conhecidos pelo seu formato triangular e pelo sabor intenso a queijo, os Doritos fazem sua estreia como estrelas da ementa no “Doritos After Dark”, instalado na na Crypto.com Arena. E por isso mesmo, só está acessível a quem tenha bilhete para os eventos desportivos ou espetáculos que têm lugar no recinto.
O restaurante optou por transformar os sabores dos Doritos em pratos completos. e, sobretudo, sacks para comer a horas tardias: há burritos recheados com macarrão, frango grelhado e tortilhas Doritos Spicy com chilli doce, “bolinhos” vegetarianos com batatas fritas de pimenta e sobremesas invulgares, como cones de gelado de baunilha mergulhados em chocolate e cobertos com pedaços de nachos de queijo. As bebidas também foram reinventadas e incluem margaritas com bordas de copo aromatizadas com os famosos Flamin’ Hot Doritos.
“Os sabores com inspiração global do menu do restaurante convidam as pessoas que gostam de comer durante a noite a ver as maneiras criativas e surpreendentes como a Doritos pode melhorar as suas refeições e bebidas favoritas”, referiu a vice-presidente de marketing da Frito-Lay, Carolyn Braff, em comunicado. A decoração é dominada pelo preto, que contrasta com os triângulos néon que iluminam o espaço.
“Quando tiramos os salgados dos sacos e os colocamos em receitas, as possibilidades culinárias são infinitas. A marca é conhecida por romper barreiras e abrir novos caminhos. As comidas e bebidas do restaurante foram criadas com o cliente em mente e levam os pratos favoritos dos fãs a um patamar mais elevado”, salienta o chef Wiley Bates, responsável pela criação dos pratos
O restaurante funciona apenas durante eventos desportivos na arena, como os jogos das equipas locais. A exceção aconteceu a 15 de novembro, com a marca a apresentar-se no Doritos Night Market pop-up, realizado no Peacock Place.
Embora o restaurante seja uma novidade absoluta, o conceito “Doritos After Dark” não é uma estreia. Em 2022, a marca lançou cozinhas pop-up em Nova Iorque e Los Angeles, onde apresentou receitas exclusivas. Para quem não consegue viajar até aos Estados Unidos, a empresa disponibiliza no seu site algumas das receitas para recriar em casa.
A história dos Doritos começou numa rulote, onde eram vendidos como parte de refeições tipicamente mexicanas. Na década de 1960, o vice-presidente de marketing da Frito-Lay, Archibald Clarke West, descobriu o snack e levou a ideia à empresa.
Em 1964, os Doritos foram lançados nos Estados Unidos, com o sabor a milho torrado e o icónico formato triangular. Em 1972, a marca introduziu o sabor a queijo de nachos, que se tornou um dos mais populares. Na década seguinte, os Doritos expandiram-se para novos mercados e sabores.
Carregue na galeria para ver alguns dos pratos do primeiro restaurante da marca, em Los Angeles.