Pele estaladiça e carne macia por dentro, depois regada com um molho especial de pimenta. A fórmula aparentemente simples é raramente replicada com êxito fora da região e, por isso, é sempre de anotar na agenda quando o leitão viaja até à capital.
O prato, que já foi reconhecido como uma das Sete Maravilhas da Gastronomia de Portugal, será servido a 7 de novembro, pelo Rei dos Leitões, que visita temporariamente o Restaurante Grill D. Fernando, no Altis Grand Hotel, em Lisboa.
No último piso do hotel lisboeta poderá provar-se “o melhor da Bairrada”. Ao almoço e ao jantar o serviço inclui cabidela de leitão, peixinhos-da-horta e presunto de porco preto 24 meses. Mas estas propostas farão parte apenas das entradas.
Como pratos principais, seguem-se a tradicional Chanfana, Bife Wellington e a estrela do restaurante, claro, o Leitão da Bairrada. “Para terminar em beleza e adoçar o paladar dos mais gulosos, o tão conhecido ‘Carrinho das Sobremesas’ do Grill Dom Fernando será recheado de Morgado do Bussaco e Duchesse”, revelam os responsáveis.
Para beber, há vinhos São Domingos, originários da Bairrada e Dão, “resultado de anos de trabalho com as castas tintas Baga e Touriga Nacional e nas castas brancas Bical, Maria Gomes, Cercial e Arinto”. Mais uma vez, a Semana Gastronómica contará com o apoio dos azeites Arvolea, produtos artesanal e biologicamente produzidos na região de Trás-os-Montes.
A refeição custa 68€ por cliente, com bebidas incluídas.
Leia também este artigo da NiT e fique a conhecer melhor o restaurante que serve leitão desde 1947, é que atualmente é gerido por Licínia Ferreira e António Paulo Rodrigues. O espaço já conquistou celebridades nacionais e internacionais, como Shakira, Cristiano Ronaldo, Fafá de Belém, José Cid, Ana Moura ou Tony Carreira — entre muitos outros nomes, dos mais diversos quadrantes da sociedade.