O nome inusitado pode provocar alguma confusão, afinal chama-se É uma Mesa. O projeto da Associação Crescer apresenta-se como “um espaço seguro, livre de preconceitos e com refeições refinadas”. Situado no número 3 da Rua Rio Cávado, no Bairro Padre Cruz, em Lisboa, mostra que a comida também pode ser um ato de solidariedade.
A equipa é formada exclusivamente por pessoas em condição de sem-abrigo e, esta quinta-feira, 16 de novembro, irá servir um jantar especial a partir das 20 horas. Será o primeiro evento “É um convite”, que, “a cada dois meses, irá receber um chef que irá partilhar os seus conhecimentos com os formandos”, explica a associação nas redes sociais.
André Cruz, do Feitoria, o restaurante com uma estrela Michelin do hotel Altis Belém, é o convidado de estreia. A iniciativa irá proporcionar oportunidade ímpar aos formandos, que irão aprender com chefs de renome e recriar um dos pratos servidos nos eventos no É um restaurante.
O jantar custa 50€ por pessoa (as bebidas não estão incluídas no valor) e as reservas devem ser feitas por email (reservaseumconvite@nullcrescer.org) ou telemóvel (924 762 469).
O É um restaurante é um projeto de inclusão social, que pretende assegurar trabalho a pessoas que estão ou já estiveram em situação de sem-abrigo. Atualmente, o programa do espaço de fine dinning apoia 75 participantes.
O processo de reintegração é desenvolvida em diferentes fases. Começa com uma formação de 25 horas em competências pessoais, sociais e relacionais. A etapa seguinte conta com 75 horas direcionadas à aprendizagem da área da restauração. A terceira e última fase é concluída com 600 horas de trabalho em contexto formativo supervisionado.
Ver esta publicação no Instagram