restaurantes

Restaurantes podem continuar a usar loiça de plástico descartável até 2021

A medida era para entrar em vigor esta terça-feira, 1 de setembro, mas o conselho de ministros aprovou o adiamento.
A medida entrava em vigor este mês de setembro.

A partir da próxima terça-feira, 1 de setembro, estava previsto os restaurantes em Portugal deixassem de usar loiça descartável. Mas a proibição foi adiada, por isso os espaços vão continuar a utilizar este tipo de material até março de 2021. O adiamento foi decidido em conselho de ministros e comunicado esta quinta-feira, 27 de agosto.

“O governo aprovou o adiamento para março de 2021 das matérias relativas à utilização de plásticos por parte dos restaurantes que estava aprovado para começar agora a 1 de setembro”, explicou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

O objetivo era arrancar mais cedo do que a diretriz europeia, que dava o prazo final de junho de 2021 para as loiças de plástico serem abolidas nos vários estabelecimentos comerciais. Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) já tinha defendido que, devido à pandemia, este prazo deveria ser alargado até julho.

O governo não foi tão longe e apenas definiu que os restaurantes podem usar este tipo de materiais descartáveis até ao final de março do próximo ano. Aé ao final de 2020 será definida a legislação neste sentido.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT