restaurantes

Restaurantes vão mesmo abrir na segunda quinzena de maio

O ministro da economia, Siza Vieira, anunciou no parlamento as linhas gerais do plano de reaberturas para o próximo mês.
Na segunda quinzena de maio já podem abrir.

Os restaurantes em Portugal vão poder voltar a abrir na segunda quinzena de maio, a partir de dia 18. A informação foi confirmada pelo ministro da economia, Siza Vieira, na apresentação das medidas gerais do conselho de ministros que decorreu esta quinta-feira, 30 de maio. Desde a implementação do estado de emergência, e sucessivas renovações, estes espaços apenas poderiam funcionar com take-away e delivery, sem receber pessoas no interior.

Os restaurantes podem abrir, mas apenas com metade da capacidade, um aumento do que tinha sido decretado antes ainda do estado de emergência, onde podiam ter a salas apenas a um terço da lotação. O mesmo se aplica a cafés, casas de chá e pastelarias, como anunciou o primeiro ministro António Costa. As esplanadas também podem voltar a receber clientes.

Está ainda a ser criado um documento com medidas adicionais que os espaços terão de seguir para conseguirem abrir. “Tem de ser assegurada a higiene, a saúde e a segurança de todos os que os frequentam”, disse o ministro Siza Vieira.

Não se sabe ainda quando serão anunciadas tais medidas. Ainda assim, a reabertura na segunda quinzena de maio, será alvo de uma reavaliação. “É um passo em frente se a avaliação assim o permitir”, referiu António Costa em conferência de imprensa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT