Restaurantes

Restaurantes vão poder servir almoços e jantares já este fim de semana

A próxima fase de desconfinamento para a restauração chega dois dias antes — e ainda a tempo do Dia da Mãe.
Desconfinamento 48 horas mais cedo.

O próximo sábado e domingo, 1 e 2 de maio, já deverão ser boas notícias antecipadas para o setor da restauração. A próxima fase de reabertura, prevista para segunda-feira, dia 3, vai ser antecipada para a maior parte dos restaurantes do País, permitindo assim margem maior para servir refeições já este fim de semana.

A notícia está a ser avançada pelo jornal “Público”, que adianta que a decisão deverá ser confirmada esta quinta-feira, 29 de abril, na reunião de Conselho de Ministros onde também vai estar em cima da mesa a reabertura da fronteira com Espanha.

Recorde-se de que ficou definido, na altura em que foi avançado o plano de desconfinamento,  que a 3 de maio os restaurantes cafés e pastelarias passariam a poder ter serviço no interior com um máximo de seis pessoas e no exterior com um máximo de 10, sem limite de horários.

Tendo em conta o já longo ano de pandemia, dois dias poderiam parecer fazer pouca diferença. A verdade é que a reabertura, ao acontecer 48 horas antes, vai englobar ainda o Dia do Trabalhador, que se celebra já no sábado, e o Dia da Mãe, assinalado domingo. E para o governo, adianta o mesmo jornal, esta antecipação poderá ter já impacto positivo no setor da restauração, quer a nível económico, quer a nível psicológico.

Saliente-se que as regras não deverão entrar em vigor ao mesmo tempo em todo o País dado que alguns concelhos tiveram de abrandar (ou até mesmo recuar) na fase de desconfinamento, por se encontrarem numa situação epidemológica considerada de maior risco. Ainda assim, a antecipação para o setor da restauração será já sentida na maior parte de Portugal continental no próximo fim de semana.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT