Restaurantes

Sabe porque é que os pauzinhos do chinês estão colados?

Provavelmente esteve a vida inteira enganado, não serve apenas para se manterem juntos até serem usados. É mais útil do que isso.

Estivemos a comer da maneira errada este tempo todo?

Cada vez mais os portugueses usam pauzinhos para comer — afinal, cada vez há mais restaurantes de sushi por todo o País, para não falar dos de comida chinesa. Os restaurantes mais caros podem ter pauzinhos que se usam mais do que uma vez, feitos de plástico resistente ou metal, mas na maioria dos sítios são descartáveis.

Todos estes pauzinhos têm a parte de cima colada. Normalmente pegamos neles, separamo-los, raspamos um no outro até que não haja lascas de madeira soltas, e olhamos diretamente para aquele sushi delicioso que está em cima da mesa. Sempre pensou que estavam colados para estarem juntos até serem usados? Esteve enganado a vida toda.

Na verdade, esta parte dos pauzinhos tem um propósito bem mais útil. Deve dobrar-se para trás até quebrar, e a partir daí a peça solta funciona como um suporte para pousar os pauzinhos sujos com molho agridoce ou wasabi, por exemplo.

Assim tem um sítio para pousar os pauzinhos enquanto bebe um gole de uma bebida, continua a conversa, ou pensa na próxima peça de sushi que não lhe pode escapar. E tudo com a mesa limpa. Nos restaurantes mais caros, claro, é habitual haver adereços próprios para pousar os pauzinhos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT