restaurantes

Saiba quando é que voltam a abrir os restaurantes com estrela Michelin no Algarve

Alguns já voltaram a receber clientes, outros vão esperar mais umas semanas para retomarem os serviços.
Aos poucos, os restaurantes estão a reabrir.

As esplanadas podem receber clientes desde o início de abril e no Bon Bon, no Carvoeiro, não esperaram mais tempo depois das longas semanas em que estiveram encerrados. Desde essa altura que abriram o espaço no exterior e estrearam tanto um novo chef como um novo menu. Começaram aos almoços, mas por agora é aos jantares que o serviço é feito

José Lopes é o responsável pela cozinha do Bon Bon depois da saída do chef Louis Anjos para o Palmares Ocean Living & Golf, também no Algarve. O carpaccio de pepino com lula e santola, o carabineiro e caldo verde, o cantaril com funcho e caril, a presa de porco à alentejana e a pera, noz e caramelo para a sobremesa foram algumas das sugestões deste menu de regresso.

O Bon Bon não é caso único na região de restaurantes com estrela Michelin que já estão de novo a receber clientes e a fazer as refeições requintadas de sempre. Também o duas estrelas Ocean, em Porches, retomou o serviço. Desde 21 de abril que o menu é mais uma vez servido com todo o cuidado à mesa.

Neste regresso, o chef Hans Neuner inspirou-se nas ilhas dos Açores, da Madeira e de São Tomé. O menu conta com 15 momentos que foram criados depois da viagem que o chef e a equipa fizeram a estas zonas no início do ano.

É uma autêntica Rota dos Descobrimentos, como se descreve menu, que junta ingredientes pensados em especial para as diferentes localidades. É o caso da cavala em Lagos, da alcatra na Terceira, da enguia fumada em São Miguel, as lapas do Pico, o café de São Tomé ou o pitanga da Madeira.

O Vista ainda não reabriu.

O menu completo custa 210€ e a harmonização de vinhos fica por mais 140€, que ficou a cargo do sommelier Ricardo Rodrigues. O Ocean está aberto para para jantares entre as 19 e as 22 horas.

Estes são, por enquanto, os únicos espaços Michelin no Algarve que estão abertos. Para os restantes terá de esperar até maio. É no dia 5 que está previsto o regresso do Vila Joya. O espaço em Albufeira já tem vindo a aceitar reservas durante o último mês.

Já para o dia seguinte, 6, é o regresso de Rui Silvestre à cozinha do Vistas Rui Silvestre, em Vila Nova de Cacela. Têm recebido algumas reservas, por enquanto ainda muito calmo. Parece que combinaram as reaberturas, todas seguidas, mas a verdade é que a 7 de maio está de volta o Gusto by Heinz Beck em Almancil.

Assim que anunciaram a data em que voltavam sentiram que o número de reservas tinha aumentado para experimentar as propostas executadas pelo chef chef residente Liborio Buonocore.

O Vista, em Portimão, já era para ter retomado o serviço neste mês de abril, mas tal não aconteceu devido ao concelho ter sido um dos que não avançou nas medidas de desconfinamento nesta fase da pandemia. A previsão é que regresse na segunda quinzena de maio.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT