A pandemia mudou por completo a vida do casal Tatiana Moreno e Fábio Duarte, 27 e 33 anos. Em 2020 foram despedidos do restaurante onde trabalhavam, mas rapidamente deram a volta à situação. O casal sempre teve o sonho de abrir um projeto próprio e avançaram quando ficaram desempregados. Assim nasceu a Sauvage, em Almada. Começou por ser uma mercearia gourmet, com frutas, legumes e outros produtos. Em junho o espaço reabriu renovado com um novo conceito: brunch all day.
“Sempre fomos amantes de brunch e quando nos apetecia tínhamos de nos deslocar a Lisboa, já que não havia muita oferta na Margem Sul, e em Almada em particular. Estávamos cansados desta situação e pensamos: ‘porque não abrirmos nós a nossa própria casa de brunch aqui em Almada?’ “, explica o casal à NiT.
Na verdade, quando arrancaram com a Sauvage no verão de 2021 já ofereciam algumas sugestões de pequeno-almoço tardio. “Estávamos mais focados na parte da mercearia, mas percebemos que o brunch era também podia ser o nosso forte. Devido à guerra na ucrânia o preço dos produtos subiram drasticamente e tivemos de tomar uma decisão. Poucas semanas após reabertura, agradecemos tê-la tomado, pois a adesão tem sido incrível.”
O menu tem várias pospostas de brunch que podem ser pedidas ao longo do dia. Ainda assim, existe um meu já preparado. Custa 16,50€ e junta uma torrada aberta com ovos mexidos, ou com abacate e ovo escalfado, um sumo natural, uma bowl de iogurte com fruta, um panqueca simples e um café.
“A nossa proposta de brunch tem sido a mais procurada, mas também as nossas torradas abertas, panquecas salgadas e doces e as saladas. Na parte das bebidas o gin é o campeão, seguido pela sangria de espumante com frutos vermelhos e o Expresso Martini.”
Da ementa fazem ainda parte as ostras de Aveiro (2€), as amêijoas à Bulhão Pato (14€), a salada de salmão fumado com azeitonas e tomate cherry (9€), ou a torrada aberta de presunto com queijo Brie, rúcula, creme de balsâmico e amêndoas (8,90€).
Tudo o que servem no Sauvage é produzido na cozinha. Apenas o pão de Mafra vem de fora. Já os croissants são finalizados na loja. “Saem várias fornadas ao longo do dia et odos os nossos recheios são caseiros.” Tem, por exemplo, os recheados com doce de leite, de Kinder Bueno, pistácio ou de Raffaello. Custam desde 1,60€.
A decoração também foi sofreu alterações. Antes apenas tinham três mesas no interior, uma vez que a restante área estava destinada ao funcionamento da mercearia. “Neste momento temos nove mesas interiores o que nos permite uma maior rentabilização do espaço. A nova decoração está completamente direcionada ao conceito brunch, com sofás e muita cor.” Contam com 21 lugares, mais 18 na esplanada que também estrearam com esta renovação.
A expansão da marca é um dos desejos futuros do casal. “Queremos mostrar que com muito amor e dedicação, tudo é atingível. Queremos também mostrar que nunca é tarde para investirmos em nós e nos nossos sonhos.”
Os primeiros tempos da pandemia foram assustadores, mas estão satisfeitos com o resultado que conseguiram. “Estamos focado nos aspectos positivos, acreditamos no nosso projeto e naquilo que nos fez chegar até aqui.”
Carregue na galeria para descobrir o novo Sauvage.