Restaurantes

Seventh. Melhor brunch da capital chega ao Porto “com muito amor para dar”

É a mais recente aposta da cadeia que já tem espaços no Chiado, na Avenida da Liberdade e em Cascais.
Abriu em maio, nos Aliados.

Depois do sucesso de Lisboa e Cascais, o conceito de brunch mais religioso do País rumou ao Porto. O Seventh, eleito “o melhor da capital” pelos utilizadores do Tripadvisor em junho passado, instalou-se a 8 de maio na Baixa portuense.

A marca foi criada por Eduardo Volpato, que anuncia o desejo de chegar aos 24 restaurantes. O empreendedor brasileiro mudou-se para Portugal a 1 de janeiro de 2021, onde encontrou “um mundo completamente diferente”. Se país de origem se deslocava em carros blindados, aqui prefere o metro e o autocarro — e não sente qualquer receio. Além disso, sempre foi “apaixonado pela gastronomia, pelo próprio território [nacional] e pelo povo”, explica à NiT o empresário de 46 anos.

O empreendedor é um cristão devoto, como lhe contámos em 2023, quando inaugurou o primeiro restaurante em Cascais. A sua fé reflete-se no próprio restaurante, mais especificamente no nome Seventh. “Sete é o número perfeito. Deus descansou no sétimo dia. Embora a empresa não tenha religião, sou um cristão convicto e ajo assim”, afirma. Um pilar do cristianismo é a bondade, um princípio que Eduardo tenta sempre implementar nos seus negócios. Este é, no fundo, “um brunch com muito amor para dar”.

A filosofia é aplicada tanto no tratamento dos clientes como no quotidiano dos funcionários. Um dos objetivos de Eduardo é contribuir para que os elementos da sua equipa acordem felizes por iniciarem mais um dia de trabalho e que possam crescer profissionalmente. O objetivo é que, no futuro, possam assumir a gestão do negócio, à medida que este se expande para outras regiões do País. Atualmente estão a considerar a abertura de um novo espaço no Algarve, mais concretamente em Vilamoura. O passo seguinte será atravessar a fronteira, rumo a Madrid e Barcelona.

Eduardo Volpato admite que escolher uma nova localização e as negociações que se seguem são sempre um desafio. No Porto, tinham preferência pela zona da Baixa, devido à afluência turística. Assim que encontraram o espaço ideal, avançaram imediatamente com o projeto. “O nosso objetivo é recriar a decoração e o conceito da marca que estabelecemos em Lisboa. Tivemos apenas de encontrar um artista local de quem gostássemos para que criasse as obras que gostamos de expor nos espaços”, detalha.

Agora é possível pedir os conhecidos menus temáticos da cadeia no número 16 da Rua da Picaria. O American (20€) inclui ovos mexidos ou ovos Benedict (21€), ambos com bacon, panquecas com uma cobertura à escolha, iogurte com granola doce e salada de frutas e, por último, uma bebida quente. O Vegan (20€) traz pão torrado com húmus de beterraba, abacate e picles, panqueca vegan com xarope de ácer, iogurte vegan com granola doce e salada de fruta e uma bebida quente.

Também pode optar pelo English (20€) com ovos estrelados, bacon e salsichas, feijão-branco em molho de tomate doce, tomate assado, pão tostado e uma bebida. Por último, o Lisbon (20€) inclui ovos mexidos, caldo verde com chouriço, tomate assado, bolo do caco, queijo creme e doce, bem como uma bebida quente. Tem ainda a opção do Florence (23€) com ovos Florentine, panqueca com cobertura à escolha, iogurte natural com granola, bebida e salada de fruta.

A par dos menus pode pedir pratos individuais, como “os ovos Benedict divinais” — um dos bestsellers — em pão torrado com bacon, acompanhado por um mix de folhas verdes com tomate assado e granola salgada (14€); duas panquecas com topping à escolha (5€); granola doce com mel, acompanhada de leite (4€); chouriço tradicional português frito, ovos mexidos e pão torrado (7€), entre muitos outros.

O fundador escolheu a zona dos Aliados para a abertura da nova loja por ser central, com fácil acesso para turistas e portugueses, e rodeada por vários hotéis. O espaço conta com 80 lugares distribuídos pelos dois andares e esplanadas. Tal como acontece em Cascais, os animais são bem-vindos.

Além de ser pet friendly, a decoração do novo espaço da Seventh é semelhante à das restantes lojas da cadeia. O design é contemporâneo, criativo e inesperado, com toques industriais que se misturam com elementos da natureza. A combinação de peças clássicas com interpretações modernas é outro dos destaques, bem como as famosas casas de banho onde pode ouvir música como se estivesse numa discoteca.

Carregue na galeria e veja mais imagens do novo restaurante de brunch na Baixa do Porto.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua da Picaria 16
    4000-407 Porto
  • HORÁRIO
  • Segunda a sexta das 9h às 16h
  • Sábado e domingo das 9h às 18h
PREÇO MÉDIO
Entre 10€ e 20€
TIPO DE COMIDA
brunch

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