Restaurantes

Simulava enfartes para não pagar a conta nos restaurantes. Agora, foi apanhado

Turista lituano de 50 anos foi detido pela polícia de Alicante pela 20.ª vez. Adora arrozes, sempre acompanhados com whisky.
Já toda a gente conhece o lituano.

Tudo começou em novembro, altura em que o cidadão lituano de 50 anos foi detido pela primeira vez pela polícia de Alicante. Não se sabe, contudo, quando é que começou a atividade ilegal deste homem que tinha e tem um vício: ir a restaurantes, comer e beber “à grande e à francesa”, e sair sem pagar a conta.

Os estratagemas eram diversos, mas o mais usado consistia em simular uma indisposição ou um enfarte. O esquema funcionava, e foi repetido nos melhores restaurantes de Alicante. Às tantas, tornou-se de tal forma um hábito para o lituano que a burla começou a passar de boca em boca, até que os donos dos restaurantes começaram a perceber tudo.

Em menos de um ano, já foi detido por vinte ocasiões. Nesta última, que aconteceu na terça-feira, 19 de setembro, o criminoso visitou a tapería El Buen Comer, onde pediu uma paella de marisco e dois copos de whisky, a sua bebida favorita, o primeiro dos quais foi bebido de penálti. Valor total a pagar: 34,85€. Só que no final, levantou-se e dirigiu-se até à rua, onde foi interpelado por um dos funcionários.

Alegou que se tinha esquecido da carteira e que a iria buscar ao hotel, mas ninguém caiu na desculpa. Sem saída, recorreu à tática do costume: agarrou-se ao peito e fez de conta que estava indisposto. Ao invés de chamarem a ambulância, chamaram a polícia que, ao perceber que o turista estava bem de saúde, o levou para a esquadra, onde passou a noite.

O historial é longo e o modus operandi já é conhecido: ataca ao almoço ou ao jantar, em restaurantes ou bares, tem uma predileção por arrozes, lagosta e entrecôtes, sempre acompanhados com whisky. Gosta também muito de salada russa, um dos pedidos mais habituais.

Entretanto, a fotografia do infrator já foi divulgada por todos os espaços de restauração do centro de Alicante, pelo que dificilmente o turista lituano poderá repetir o crime, pelo menos, nesta localidade espanhola.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT