Restaurantes

Só acontece uma vez por mês — e é um dos melhores brunches do Porto

Este pequeno-almoço alargado é servido no primeiro domingo, em regime buffet. Está sempre recheadíssimo de coisas boas.
Acontecem uma vez por mês

Uns gostam de o comer mais cedo, outros preferem deixá-lo para mais tarde. A hora escolhida para aproveitar o brunch, o omnipresente pequeno-almoço tardio que invadiu as mesas portuguesas, é o que menos importante —, mas convém que ele seja bom, bonito e farto. O do Vinha Boutique Hotel preenche todos estes requisitos.

E se a fartura é quase sempre mais fácil de encontrar, o mesmo não se pode dizer dos outros dois requisitos. O pequeno-almoço alargado servido em formato buffet e sob o nome de “A Hora do Brunch”, chegou ao Vinha em agosto e decorre uma vez por mês, sempre no seu primeiro domingo.

O espaço escolhido para o acolher é a sala Terroir, local onde são também servidos os pequenos-almoços do hotel que foi inaugurado em 2021 e que rapidamente se tornou num dos mais luxuosos da cidade. Nota: não fica no Porto, mas sim do outro lado da margem, em Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia, bem junto ao rio.

A sala em tons luminosos, com vista sobre a esplanada, a piscina e consequentemente, o Douro, é uma das mais leves e serenas do hotel, que aposta numa decoração mais marcante, desenhada pela proprietária e arquiteta Joana Poças. E o buffet propriamente dito precisa deste espaço amplo — até porque, recordando o requisito da fartura, tem muita variedade.

Comece-se, claro, pelos indispensáveis de quem prefere piscar o olho ao breakfast e menos ao lunch: há leite, iogurte, granolas e uma boa variedade de cereais; pão e acompanhamentos, mel, xarope de ácer, compotas. Fruta e sumos naturais à escolha — embora no preço não estejam incluídas outro tipo de bebidas como vinho ou espumante, que serão sempre pagas à parte e escolhidas de uma lista que tem uma curta mas honrosa e adequada seleção.

A meio caminho entre o pequeno-almoço e o almoço, há uma mesa apenas dedicada aos queijos e enchidos, que percorrem o espectro do mais leve ao mais forte, para combinar com todos os gostos. Há ainda uma espécie de ovos Benedict, sempre quentes a sair, ovos mexidos, pregos de lombo e um sem número de combinação de sandes.

O brunch em buffet tem lugar na sala Terroir

Na secção de frios, encontram-se saladas de feijão frade com ovo, pasta ou cuscuz com camarão. Do lado dos quentes, dois pratos: bacalhau e bochechas de porco. Um prelúdio para aquela que é, possivelmente a mais bonita mesa de todas, a dos doces.

Além de serem servidas três sobremesas de comer à colher, e se quiser fugir aos clássicos como banoffee pie ou tiramisu, pode atacar à vontade os pequenos e fotogénicos bolos que preenchem a mesa. Mais achocolatados, mais frutados, há para todos os gostos.

O brunch é servido sempre entre as 12h30 e as 16 horas. As crianças até aos três anos não pagam. As mais velhas, até aos 12, pagam apenas metade do valor. Tem um custo de 45€ por pessoa e requer reserva obrigatória.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Quinta Fonte da Vinha, 383
    4430-487 Vila Nova de Gaia Vila Nova de Gaia - Portugal
PREÇO MÉDIO
?

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT