restaurantes

Solar dos Presuntos reabre esta quinta-feira só com 18 lugares

O mítico restaurante de Lisboa está de volta ao serviço depois dos testes positivos à Covid-19.
O regresso faz-se esta quinta-feira.

“Vão entrar no espaço mais seguro de Portugal”, foi assim que Pedro Cardoso, o atual responsável pelo Solar dos Presuntos, filho do fundador, explicou à NiT que ia ser feito o regresso dos clientes ao restaurante. Esteve fechado desde sexta-feira, 16 de outubro, depois de três funcionários terem acusado positivo para Covid-19. Reabre esta quinta, 22, com uma equipa reduzida e apenas 18 lugares.

Tal como na abertura do projeto em 1974, ainda com Evaristo Cardoso, pai de Pedro Cardoso, o restaurante irá ter uma capacidade bastante reduzida. Ainda assim, nesta altura de pandemia, podia sentar 120 clientes.

Para fazer uma refeição no restaurante terá de fazer reserva. Os almoços vão ser feitos entre o meio-dia e as 15 horas. Já os jantares são servidos entre as 19 e as 21 horas. É provável que dentro de alguns dias o Solar dos Presuntos consiga receber mais pessoas, já que voltará a ter a equipa reforçada.

Em conversa com a NiT, Pedro Cardoso, referiu que o sistema nos restaurantes devia ser mais ou menos como no futebol, com testes a serem feitos regularmente. “É a única hipótese: testar e testar. Teríamos de ter, como é óbvio, a ajuda do Estado, da Direção-Geral da Saúde, para que quando houver um teste positivo dizerem: ‘meus amigos vamos testar a equipa toda’.”

O Solar dos Presuntos estava numa fase positiva nas últimas semanas. Depois de nos primeiros três dias, quando reabriram em maio, terem trabalhado muito bem — com perdas de apenas 10 por cento em relação à faturação normal —, essas perdas subiram depois 60 por cento e baixaram para 40 por cento recentemente.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT