Após inaugurar o terceiro espaço em Lisboa, a Taberna Londrina abre esta quarta-feira, 16 de abril, o primeiro restaurante em Penafiel. O novo espaço situa-se no número 67 da Rua Engenheiro Matos e terá capacidade para 70 pessoas.
A história da marca, que agora celebra a abertura do 22.º restaurante, começou em 2014, em Guimarães. Eduardo Xavier e Francisco Varela, os proprietários, escolheram o nome com uma referência à cidade britânica, porque o primeiro espaço abriu no centro da cidade minhota, na Avenida de Londres. Desde então, nunca mais pararam de abrir lojas.
A seguir a Guimarães, expandiram a marca para Famalicão, Bragança, Braga, Porto, Póvoa de Varzim, Lisboa, Coimbra, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Leiria, Viseu, Setúbal e agora Penafiel. “Esta abertura é também reflexo de uma estratégia de expansão que olha também para fora dos grandes centros urbanos do país”, refere a marca.
Em fevereiro de 2024, inauguraram um espaço em Paris, que marcou a internacionalização da marca e concretizou um dos grandes objetivos dos sócios: chegar ao mercado europeu em zonas com forte presença de emigrantes portugueses. A estratégia era simples: os clientes já conheciam o prato e iriam ficar satisfeitos por ver representada uma das especialidades mais típicas do País — e, com isso, conquistavam também os franceses.
Depois de Paris, foi a vez de Kirchberg, no Luxemburgo, em dezembro. A abertura surgiu para “suprir as necessidades” dos clientes habituais daquela zona. Agora, o regresso a Lisboa marca mais um passo na expansão.
Independentemente da cidade, a estrela da carta é sempre a mesma: a célebre francesinha (11€), coberta com um molho mais adocicado do que o tradicional do Porto. Para acompanhar, há uma carta com cervejas de diferentes pontos da Europa.