Javier Méndez, espanhol, e Vera Rente, portuguesa, conheceram-se há nove anos em Barcelona enquanto trabalhavam na área da restauração. Méndez trabalhava no Lasarte, o restaurante com três estrelas Michelin de Martin Berasatequi e posteriormente na Enoteca, no Hotel Arts, onde Vera Rente estagiava. Apaixonaram-se e começaram a explorar a ideia de vir para Portugal abrir um espaço próprio.
“Queríamos algo mais familiar. E porque não fazermos numa casa, como se fosse nossa? Alta cozinha, fine dining, mas onde os nossos amigos estivessem confortáveis”, conta à NiT Javier, responsável pela cozinha do Davolta. Vera é a chefe de sala.
O restaurante é uma moradia, situada na Areia, em Cascais, na terra de Vera, que nasceu e cresceu na linha. Tem uma placa discreta e não se percebe imediatamente que lá dentro está um chef de alta cozinha que cozinha pratos dignos de restaurantes com estrelas Michelin. Mas é esse mesmo o objetivo.
Em relação aos pratos, Javier explica que gosta de criar opções simples: “Tento construir pratos que sejam emocionantes mas que se destaquem tanto pelo sabor como pela simplicidade”.
E acabam de apresentar novas propostas, mais focadas na temporada de verão. As ofertas podem ser provadas à carta ou em dois menus de degustação.
No primeiro menu, Casa, tem direito a sete pratos: Ajo blanco, gamba da costa e uvas; sardinha fumada e salada iódica; ensadilla de santola, abacate e chipotle; lagostim, espinafres e cogumelos; dourada selvagem na brasa, mostarda silvestre e tomate; pombo na brasa e favas e brioche de cacau, pistácio e menta (67€ por pessoa).
Já com o Davolta pode experimentar dez pratos: Ajo blanco, gamba da costa e uvas; ostra, maçã verde; sardinha fumada e salada iódica; ensadilla de santola, abacate e chipotle; acelgas, ovo e presunto; lagostim, espinafres e cogumelos; dourada selvagem na brasa, mostarda silvestre e tomate; corça com bróculos; salada de fruta de cereja do Fundão e amêndoa amarga e e brioche de cacau, pistácio e menta (84,5€ por pessoa).
A carta de vinhos está a cargo de Vera Rente, que apresenta uma seleção cuidada de diversas referências nacionais, incluindo pequenos produtores locais e vinhos da região espanhola de Jerez, onde o casal trabalhou.